Logo O POVO+
Programe-se! Veja dicas de agenda cultural para esta semana
Vida & Arte

Programe-se! Veja dicas de agenda cultural para esta semana

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fátima Muniz é a protagonista-dispositivo Maristela na produção cearense
Foto: reprodução Fátima Muniz é a protagonista-dispositivo Maristela na produção cearense "Pajeú"
Fátima Muniz é a protagonista-dispositivo Maristela
Fátima Muniz é a protagonista-dispositivo Maristela

Mostra de Iguatu

Começa nesta quarta, 3, a 8ª edição da Mostra de Cinema de Iguatu. Adaptado ao formato virtual, o evento exibirá na abertura o longa cearense "Pajeú", de Pedro Diógenes. Ainda na noite inicial, haverá homenagem à atriz Samya de Lavor. No total, 20 filmes foram selecionados, sendo 10 na Mostra Ceará e 10 na Mostra Nordeste. Mais informações no Instagram @mostracineiguatu.

O curta 'Username' apresenta as relações de quatro adolescentes com a internet e as redes sociais
O curta 'Username' apresenta as relações de quatro adolescentes com a internet e as redes sociais

Username

Um olhar para a relação entre meninas adolescentes e a internet é o mote do curta documental híbrido "Username", com direção de Camilla Osório de Castro e Gabriela Tortelli, que tem o primeiro teaser divulgado nesta segunda, 1º, no Instagram @usernameofilme. Filmado de maneira totalmente on-line a partir de gravações de telas e vídeos de Instagram e TikTok, o curta apresenta o impacto das redes sociais na vida de quatro adolescentes cearenses. O projeto tem apoio da Lei Aldir Blanc via Secult e estreia neste mês.

A adaptação clássica do 'Sítio do Picapau Amarelo' volta à TV no Viva
A adaptação clássica do 'Sítio do Picapau Amarelo' volta à TV no Viva

Clássico de volta à TV

A clássica adaptação televisiva de "Sítio do Picapau Amarelo" estreia nesta segunda, 1º, às 10h30, no canal VIVA. A obra foi a primeira transposição da história para a TV e marcou gerações nas décadas de 1970 e 1980. No elenco, nomes como Zilka Salaberry, Jacyra Sampaio, Reny de Oliveira e André Valli. A trilha sonora foi dirigida por Dori Caymmi e é composto por canções escritas por ele, Gilberto Gil, João Bosco e Aldir Blanc. Reprises às 10 horas, de segunda a sexta.

A Poeira das Horas

Segue em cartaz no Centro Cultural Banco do Nordeste (rua General Bezerril, 257) até a próxima sexta, 5, a exposição "A Poeira das Horas", de Herbert Rolim. A partir da relação entre objeto e palavra, o artista apresenta série de obras - com curadoria de Ana Cecília Soares - que refletem tal encontro, como pinturas, instalações e fotografias. A mostra é, inclusive, desdobramento de um livro de Herbert, "O Silêncio das Coisas", lançado em 2019, e marca o retorno dele às exposições após 10 anos. Os horários de visitação são entre 9 e 17 horas. Mais informações em (85) 3209-3500

Percurso de oficinas

O hub de inovação Zona de Propulsão está com inscrições abertas até 8 de março para percurso de oficinas em temas ligados à cultura, tecnologia e comunicação. A ampla formação é gratuita e consiste em 30 oficinas ministradas por time de 26 especialistas que ocorrerão entre os dias 9 de março e 15 de abril. Detalhes sobre as atividades e inscrições no site zonadepropulsao.org. O projeto tem apoio da Lei Aldir Blanc via Secult.

O que você achou desse conteúdo?