Logo O POVO+
Dragão do Mar lança livro digital sobre imaginação e memória na arte contemporânea
Vida & Arte

Dragão do Mar lança livro digital sobre imaginação e memória na arte contemporânea

Livro digital é fruto de produções de 18 artistas em seminário virtual ministrado em novembro de 2020 pelos artistas e pesquisadores Lucas Dilacerda e Rodrigo Lopes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rodrigo Lopes é artista, arte-educador e designer. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestrando em Artes na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Rodrigo Lopes é artista, arte-educador e designer. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestrando em Artes na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP).

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu de Arte Contemporânea (MAC), em parceria com o Laboratório de Arte Contemporânea, lança nesta quarta-feira, 3, em live, o livro digital "Imaginação e Memória na Arte Contemporânea". A publicação é resultado de seminário de pesquisa homônimo, ministrado em novembro de 2020 pelos artistas e pesquisadores Lucas Dilacerda e Rodrigo Lopes. O lançamento será realizado a partir das 18 horas, no canal do Dragão do Mar no YouTube e contará com a participação das artistas-alunas Ka e Mel Andrade e da equipe do MAC Dragão.

Leia também | Mamonas Assassinas: morte da banda completa 25 anos

Entre 9 e 13 de novembro, o seminário apresentou um breve panorama da imaginação e da memória na arte contemporânea, a partir de teorias, exposições, obras e artistas que discutem a política, o afeto, a vida, a voz, o arquivo e o corpo. Como resultado dos encontros, a publicação reúne textos e trabalhos artísticos criados a partir de exercícios e proposições livres que sensibilizaram os artistas-alunos ao longo do percurso. Segundo Dilacerda, "o livro virtual é fruto de um rico debate e materializa a reverberação do que significou esse momento para cada participante".

Além de Lucas Dilacerda e Rodrigo Lopes, participaram da publicação Ka, Jorge Silvestre, Érica Vieira, Levy, Mel Andrade, Carolina Vieira, Rhachel Martins, Caie Prado, Júnior Foster, Aires, Levi, Henrique Braga, Vicente, Jully, Mathilde e Ruth Aragão. A obra pode ser acessada no site do Dragão do Mar ou clicando aqui.

Leia também | Solo da atriz Janaína Suaudeau, peça "Ninho" tem temporada online

De acordo com Cecília Bedê, gestora do MAC Dragão, o projeto surgiu do desejo de aprofundar o debate sobre a relação entre arte e memória, ancestralidade, raça, território, identidades e a força da criação para a desconstrução e reconstrução de realidades.

Lucas Dilacerda é artista e filósofo. Graduado e Mestrando em Filosofia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi pesquisador do Núcleo de Pesquisa do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão) e do Laboratório de Artes Visuais do Porto. É coordenador do Laboratório de Arte Contemporânea (LAC) e do Laboratório de Estética e Filosofia da Arte (LEFA). Já Rodrigo Lopes é artista, arte-educador e designer. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestrando em Artes na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP).

Lançamento do livro

Quando: 3 de março, às 18 horas
Onde: Canal do Dragão do Mar no YouTube

O que você achou desse conteúdo?