Logo O POVO+
Festival de Performance Urbana do Ceará abre programação com seminário
Vida & Arte

Festival de Performance Urbana do Ceará abre programação com seminário

O seminário vai trazer reflexões que sugerem "a alegria como subversão da ordem cotidiana social necropolítica, a transgressão na educação desde a infância até a academia"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Obra Alento ao invés de tormenta 
 (Foto: Guy Paz/Divulgação)
Foto: Guy Paz/Divulgação Obra Alento ao invés de tormenta

O 3º Festival Imaginários Urbanos abre sua programação com seminário nos dias 4 e 5 de março, realizado em ambiente virtual e transmitido gratuitamente pelo canal do Porto Dragão no YouTube. Serão duas mesas por noite, das 18h às 20h30min, e o mote que vai guiar as falas no evento é "Desobediências Poéticas: dispositivos para enfrentar o inaceitável". Esse foi o recorte temático para a chamada de artigos resultante na seleção de textos que vai ser publicada em livro, no final de março, como ação de encerramento desta edição do evento.

Leia também | Dragão lança livro digital sobre imaginação e memória na arte contemporânea

Com realização e produção do Grupo Em Foco e da Coleção Imaginários Arte, a mostra artística do Imaginários Urbanos selecionou, este ano, trabalhos em videoperformance que vão circular, a partir do dia 15 de março, pelas ruas de Fortaleza, em QR Code, utilizando como suporte em parte da frota de ônibus urbanos.

Entre os dispositivos estratégicos para enfrentar o atual momento político e social, o seminário vai trazer reflexões que sugerem "a alegria como subversão da ordem cotidiana social necropolítica, a transgressão na educação desde a infância até a academia". O evento destaca ainda a importância de intervenções sobre o espaço urbano como política de memória contra o esquecimento de violências históricas.

Leia também | Festival aborda direitos humanos por meio de atrações culturais

Eduardo Bruno, organizador da publicação e um dos coordenadores do festival, destaca que o convite contido na temática desta edição para "enfrentar o inaceitável" diz respeito à "necessidade de afirmar que o mundo é maior do que o cotidiano que nos consome e nos impõem subserviência". Ele defende que, no momento histórico em que estamos vivendo, é urgente criar estratégias e dispositivos para reimaginar o mundo e ações de ruptura. Na terceira edição, o evento é realizado em parceria com o Porto Dragão.

Leia também | Nova gestora do Instituto Dragão do Mar reforça "alinhamento" com Secult

O festival vai oferecer também gratuitamente, na próxima semana, outros dois espaços formativos dentro de sua programação. Eduardo Bruno vai ministrar o workshop "Nomadismo urbano: performance e cartografia", na segunda, 8, e terça, 9, e Marie Auipe vai ministrar o workshop "Diálogos possíveis: o performer como produtor" na quinta, 11, e na sexta, 12, sempre das 19h às 21h. Interessados podem solicitar participação enviando e-mail com nome e telefone para eduardobfreitas@hotmail.com e auipmarie@gmail.com respectivamente.

Imaginários Urbanos

Quando: quinta, 4, e sexta, 5, das 18 horas às 20h30min
Onde: www.youtube.com/portodragao

O que você achou desse conteúdo?