Logo O POVO+
Em produção: ventilador pulmonar mecânico
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Em produção: ventilador pulmonar mecânico

Tipo Opinião
Presidente Ricardo Cavalcante e o diretor do Senai, Paulo André Holanda (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Presidente Ricardo Cavalcante e o diretor do Senai, Paulo André Holanda

Mantendo seu compromisso de colaborar com soluções para o tratamento da Pandemia da Covid-19, a Fiec projeta e desenvolve ativamente um aparelho de ventilador pulmonar mecânico, fabricado pelo Instituto Senai de Tecnologia. Inovador, eficiente, seguro, de custo barato e genuinamente cearense, ele é mais uma prova da capacidade técnica dos integrantes daquela Casa, de onde já saiu o Elmo, capacete de respiração assistida não invasiva, com pressão positiva contínua nas vias aéreas, já 5.500 unidades distribuídas pelo País e salvando vidas.

O ventilador pulmonar está com 70% de sua execução concluída. Tem o apoio da Funcap, UFC e Mallory. A previsão é de que em outubro aconteça a entrega dos dois protótipos para o teste da Anvisa.

MOLDURAS

O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade e o diretor nacional do Senai e de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi conheceram e aplaudiram o Elmo e mais a Central de Manutenção de Ventiladores Mecânicos, fabricação do Senai, para colaborar com os hospitais atendendo os acometidos pelo vírus da Covid-19.

Sempre na batalha para a eficácia dos projetos, o Senai dirigido por Paulo André Holanda, registra hoje, após sete dias da reabertura da Central de Manutenção de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios, por conta da segunda onda de infecções por coronavírus no Ceará, o concerto de 20 aparelhos. Agilidade e eficácia não faltam.

Do Ceará as possibilidades existentes para quem deseja uma nova vida. Atualmente, 28 internos do Instituto Penal Irmã Imelda aprenderam e estão com uma boa produção de xales e echarpes em renda de Tenerife. A mestra é Ethel Whitehurst, diretora do Grupo Mulheres do Brasil e uma apaixonada pelo artesanato. Ela elaborou o projeto, semeando o prazer que a atividade oferece. Os adeptos trocam a marginalidade das horas pela ação prazerosa e rentável.

TUDO AZUL

Dia 29 último, Guida de Sá Cavalcante, a amada de Oto e mãe querida de Arizinho, Paula, Patrícia e Luciana, trocou de idade. Identificada pela simplicidade, ternura e o desprendimento, ela é uma linda mulher possuidora de uma profunda espiritualidade, revelada desde as orações pessoais, a fé inabalável em Deus, até a assistência aos sofridos e aos abandonados.

Como convive com esta nova realidade trazida ao mundo inteiro pela Pandemia do Covid-19?

Convivo buscando mais amor, misericórdia e o perdão. Estamos confirmando em todos os momentos a fragilidade humana, que necessita ter a certeza que sem Deus nada somos, nada podemos, nada salvamos.

São muitas as necessidades?

Sim, a principal é a necessidade de muito aprendizado sobre os valores espirituais, sobre a comunhão com Deus e o compartilhar tudo isso com as outras pessoas.

Sua rotina mudou com as imposições da Pandemia?

Não, permaneço sempre louvando ao Senhor, buscando ser feliz através da convivência com meu marido (são 43 anos de casados), meus filhos e cinco netos. Seguindo o caminho do amor, da reflexão. É tempo de orar muito e entender os sinais e a linguagem divinas sobre os acontecimentos.

PASSARELA

Estamos na Semana Santa vivenciando, principalmente, a necessidade de avaliarmos como caminha a paz e a harmonia em nossas famílias. O tríduo Pascal, que compreende a Quinta-feira Santa, a Sexta-Feira da Paixão e morte do Senhor e a solene Vigília Pascal, no sábado à noite representam nosso encontro maior com o sofrimento e a ressurreição do Senhor, para salvar a humanidade. E qual tem sido o nosso testemunho?

Selma Pagneretti lendo o registro de Dante na coluna de segunda-feira, completa a notícia, enviando de Firenze dois dos versos encontrados na Divina Comédia: O JOGO DO DEMÔNIO - "Ó Toscano, que ao aflitivo colégio dos tristes hipócritas vens, dize me quem tu és e não se esquivo", 29. - "Nasci e cresci na grande cidade do belo Arno e estou no corpo em que sempre vivi", 30.

MAIS MAIS

"Lockdown Amoroso: Intimidade e Sexualidade". Essa é a live marcada para hoje, às 21 horas, reunindo Sheila Reis, psicoterapeuta e orientadora em saúde sexual e Zenilce Bruno, psicóloga clínica e psicodramatista. Acesso: @sbrasil_oficial.

Dedé Barros de Oliveira ganha a celebração da esperança, amanhã, às 15 horas, marcando sua partida para a Casa do Pai, há sete dias.

Graça Bringel resolveu cantar, quando da celebração da Missa, marcando os 99 anos da sua mãezinha querida Daulia. Emocionou a aniversariante e toda a família, motivando-se, quem sabe, para desenvolver esse novo talento.

Domingo de Ramos padre Eugênio fez uma celebração bonita, transmitida de Baturité onde hoje ele comanda, agora, o Mosteiro dos Jesuítas. Na segunda-feira, prosseguiu no mesmo cenário, reunindo os fiéis, em cerimônia remota da Noite da Misericórdia.

Luiz Otacílio Correia, empresário bem sucedido e apaixonado pelo trabalho, se vivo fosse estaria completando 104 anos. O Setcarce (Sindicato dos Transportes de Cargas do Ceará) demonstrando sua gratidão àquele que foi seu ex-presidente e responsável pela reativação da entidade, prestou-lhe homenagem envolta de carinho e gratidão.

Frei Ricardo Regis celebrou uma missa, via live no Instagram, último domingo, para o querido Humberto Bezerra, já na Casa do Pai há um ano. As saudades e recordações habitam o coração da família e dos muitos amigos.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?