Logo O POVO+
Minissérie propõe Imersão 360º nos clássicos da literatura
Vida & Arte

Minissérie propõe Imersão 360º nos clássicos da literatura

|Literatura| Minissérie em realidade virtual aborda autores brasileiros
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Talita Santos na Minissérie em Realidade Virtual aborda mestres da literatura brasileira (Foto: VITOR CECCHINO/DIVULGAÇÃO)
Foto: VITOR CECCHINO/DIVULGAÇÃO Talita Santos na Minissérie em Realidade Virtual aborda mestres da literatura brasileira

A Pyntado Filmes lança os primeiros episódios de "Literatura Imersiva", minissérie em realidade virtual live action que aborda trechos de clássicos da literatura brasileira, como Machado de Assis, Lima Barreto, Gregório de Matos e Júlia Lopes de Almeida. A produção está disponível no canal YouTube da produtora.

O primeiro episódio da produção traz "Memórias Póstumas de Brás Cubas", obra de Machado de Assis, e é interpretado pelo ator Leandro Damatta. O segundo episódio, já disponível virtualmente, aborda a obra de Lima Barreto, por meio do livro "Clara dos Anjos", e é interpretado pela atriz Talita Santos. No dia 24 de abril, a Pyntado lança os episódios "Epílogos", de Gregório de Matos, interpretado pelo ator Gustavo Martinez, que também assina a direção do projeto, e "A Caolha", obra de Júlia Lopes de Almeida, que será interpretada pela atriz Pri Junqueira.

De acordo com o diretor da minissérie, Gustavo Martinez, em cada episódio os artistas terão um livro em mãos e começará uma leitura singelamente interpretada. "Ele olha diretamente nos olhos do espectador e o coloca dentro da narrativa, o envolvendo na história contada e no ambiente virtual criado propriamente para favorecer a palavra", afirma ele.

O cenário simples e intimista intensifica o sentimento de acolhimento e ainda promove a união entre o moderno e o clássico. Os episódios ficarão disponíveis no canal da Pyntado no YouTube até dezembro de 2021. Eles podem ser assistidos em 360° em smartphones e computadores. Para imersão completa, também é possível assistir usando um cardboard ou headsets para realidade virtual, que potencializam a experiência. Com os cardboards e headsets é possível acessar o conteúdo com áudio espacial (ambisonics).

"Literatura Imersiva" tem o intuito de estimular jovens a se aprofundarem na literatura clássica nacional e, assim, terem uma maior identificação social. A minissérie converge as ferramentas tecnológicas da linguagem imersiva com o poder de construção de pensamento social que a linguagem tem para evidenciar os valores da literatura nacional. 

 

Literatura Imersiva

Quando: episódios novos disponíveis no dia 24 de abril (primeiros episódios já no ar)

Onde: canal no YouTube da Pyntado Filmes

O que você achou desse conteúdo?