Logo O POVO+
Projeto realiza seminário com foco no artesanato cearense
Vida & Arte

Projeto realiza seminário com foco no artesanato cearense

Projeto ajuda artesãos a comercializar produtos em plataforma virtual. A ação ainda promove o "I Seminário Terrartesã - As mãos que tecem o Ceará"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Plataforma Terrartesã ajuda na comercialização do artesanato cearense (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Plataforma Terrartesã ajuda na comercialização do artesanato cearense

Uma caminhada no Centro da Cidade promove encontros com objetos clássicos do artesanato cearense: cestos com fibra de carnaúba, bolsa de palha, rendas, redes e mais. Os artesãos fazem parte da tradição cearense mas não deixaram de ser afetados pela pandemia. A falta de produção e comercialização resultou na vulnerabilidade social e econômica desses produtores. Nesse contexto, o Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Fortaleza criou o projeto Terrartesã, uma plataforma de apoio aos artesãos e à comercialização do artesanato cearense.

Percorrendo o interior do Ceará, a iniciativa buscou por grupos e artesãos para incentivar o retorno às produções por meio da elaboração de um e-commerce. Através do site, o Terraartesã vende materiais em todo o Brasil, aliado a um trabalho intensivo de divulgação nas redes sociais. O projeto também beneficia grupos de rendeiras com o microcrédito do Fundo Social Dona de Mim através do Grupo Mulheres do Brasil, para compra de materiais como estímulo para a retomada da produção.

Leia Também | SuprEmma: conheça a artista drag queen que chamou atenção de Pabllo Vittar

Annette de Castro é uma das fundadoras do grupo e conta que desde o início do núcleo em Fortaleza, sabia que era preciso dar foco ao artesanato cearense. Para ela, a raiz do sucesso do artesanato é assegurar o comércio e a pandemia afetou diretamente as vendas, já que o turismo, um dos principais meios de comercialização, foi paralisado. A falta de compradores fez com que as produções fossem interrompidas e foi aí que o Grupo Mulheres do Brasil decidiu agir.

"Criamos o Terrartesã, um e-commerce, já que não tinha como criar uma loja física. O objetivo era comprar o artesanato e comercializar, permitindo que os artesãos voltassem a trabalhar", explica Annette. O projeto já tem planos para ir além no futuro, criando um marketplace onde os próprios artesãos poderão ter suas lojas online no site.

Já são mais de 40 grupos que integram o e-commerce. Para apoiar ainda mais os artesãos cearenses, o projeto realiza entre os dias 2 e 6 de agosto o "I Seminário Terrartesã - As mãos que tecem o Ceará". Apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil, o evento acontece online, com o objetivo de promover o diálogo entre artesãos, pesquisadores, empreendedores e o poder público.

Leia Também | Amazon Prime Video: Confira os lançamentos de filmes e séries em agosto

A programação é voltada para a valorização e divulgação do artesanato cearense, dividida em quatro pontos: capacitação do artesão em novas tecnologias; oportunidades de negócios no artesanato; inovação e tradição: artesanato, design e moda; e políticas públicas para o fortalecimento do setor. Os conteúdos serão disponibilizados por meio de uma plataforma virtual com acesso livre, gratuito e acessível, contando ainda com legendagem descritiva de todas as palestras.

Ethel Whitehurst, curadora do evento, conta que a programação foi pensada de modo a contemplar diferentes olhares para o artesanato do Estado. Annette acrescenta que o Seminário "tem o intuito de criar um ambiente de amplo diálogo com vistas a fortalecer o artesanato no Estado como fonte de renda e de desenvolvimento social".

A iniciativa conta com a participação de Luiza Helena Trajano (presidente do Grupo Mulheres do Brasil), Socorro França (secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos do Governo do Estado do Ceará), Patrícia Liebman (gerente da Ceart) e Angelice Custódio (presidente da Federação das Cooperativas e Associações De Artesãos Do Ceará - Fecarce).

Leia Também | Lady Gaga divulga primeiro cartaz de "House of Gucci"

Também estarão presentes especialistas no tema como a presidente da Artesol Sonia Quintela, o designer Érico Gondim e a empresária Celina Hissa, além de artesãos como Evandira Moreira (renda filé), Gilmar Martins (tecelagem) e Andrea Guedes (crochê).

Annette vê a realização do evento como um passo de esperança para o futuro e acredita que a comercialização do artesanato cearense crescerá com a retomada da economia. "A maior parte do turismo será dentro do País", acredita, devido às restrições que ainda existem para viajar no exterior. "É o momento de divulgar, comercializar e propagar o artesanato para os próprios brasileiros que visitam nosso Estado, para que eles possam se sensibilizar e conhecer que produtos belos nós temos em nossa região", afirma.

I Seminário Terrartesã - As mãos que tecem o Ceará

Data: de 2 a 5 de agosto às 18 horas; e dia 06 de agosto às 17 horas
Instagram: @terrartesa
Transmissão: Youtube Mulheres do Brasil e Facebook Mulheres do Brasil
Sites: www.terrartesa.com.br e www.grupomulheresdobrasil.org.br
Evento acessível em Libras
Programação Gratuita

O que você achou desse conteúdo?