Logo O POVO+
Projeto transforma sucessos do pop e do rock em canções de ninar
Vida & Arte

Projeto transforma sucessos do pop e do rock em canções de ninar

Formado por um compositor e por um designer, projeto "Sparrow Sleeps" transforma músicas de sucesso em canções de ninar
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
. (Foto: .)
Foto: . .

O fim da noite chega e o corpo se prepara para adormecer. Se ele encontra alguma resistência, ouvir canções de ninar pode ser uma solução viável. Entretanto, como seria aprimorar essa experiência escutando versões sonolentas de músicas de sucesso? Com o objetivo de "oferecer interpretações de canções de ninar de suas músicas favoritas", o projeto Sparrow Sleeps revisita esse estilo com obras de artistas como Paramore, Twenty One Pilots, Panic! At The Disco e Halsey, lançamento mais recente.

Formado pelo compositor Casey Cole e pelo designer Peter Lockhart, o Sparrow Sleeps vêm de Indianápolis, cidade dos Estados Unidos. No projeto, cada um tem seu papel bem dividido: as artes e as divulgações dos álbuns, além do engajamento nas mídias sociais, são responsabilidades de Peter. A parte musical, como a transposição das músicas para o ambiente das canções de ninar, fica por conta de Casey.

Leia Também | Amazon Prime Video: Confira os lançamentos de filmes e séries em agosto

Essa história começou em outubro de 2013 com o nascimento daquela que batiza a iniciativa: Sparrow, filha de Casey. Depois de duas semanas de sua chegada ao mundo, seu pai ficou "cansado" de ouvir as mesmas canções de ninar repetidas vezes. Ele decidiu procurar alternativas, mas não encontrou da maneira que desejava - com interpretações focadas nos gêneros pop, punk e emo. Assim, resolveu criar suas próprias versões.

Ao postar algumas de suas criações na internet e enviá-las "para um amigo a alguns estados de distância", Casey se deparou com uma "enorme" receptividade. Assim, traduzindo o nome do projeto, temos "Sparrow Dorme"... Mas o sucesso foi tão grande que a iniciativa continua acordada até hoje. "Aqui estamos nós, quase oito anos depois, ainda lançando álbuns com canções de ninar todo mês", comenta Casey em entrevista ao Vida&Arte.

O que surgiu originalmente para "recuperar a própria sanidade durante os primeiros dias da paternidade" de Casey acabou consolidando uma comunidade que desejava mais interpretações de músicas pelo projeto. "Eu só queria ouvir algo que pudesse desfrutar junto com Sparrow quando ela acordasse no meio da noite. Ela ficou mais velha a ponto de não precisar mais das canções de ninar, mas havia muitas pessoas nos enviando e-mails e solicitando mais músicas. Então, mesmo que eu não precisasse mais delas, mantivemos o projeto", comenta Casey.

Leia Também | Marvel confirma lançamento da série do Gavião Arqueiro para novembro

Em sua visão, não há uma metodologia específica para decidir quais artistas terão suas músicas transformadas em canções de ninar. Há, sim, uma lista - que cresce a cada ano - de artistas que os dois desejariam trabalhar no projeto. Mas, às vezes, a decisão segue simplesmente o gosto do momento: "Às vezes, um de nós simplesmente gosta de um artista naquele momento e decidimos lançar as canções de ninar", reforça o compositor. Em 2021, por exemplo, foram publicadas versões do White Stripes, Yungblud e Olivia Rodrigo.

A maior parte das canções de ninar do projeto é desenvolvida na casa de Casey. Em um trabalho de escuta intensa, ele transpõe as músicas para "instrumentos mais sonolentos". "Tenho muitos timbres de sintetizador e predefinições de piano que adoro usar e tento manter as coisas mais detalhadas possíveis. No final, o resultado dessas criações pretende fazer você dormir", comenta.

O processo de construção das canções de ninar começa logo de manhã para Casey - assim que ele acorda, mais especificamente. Ele acredita que é nesse período do dia que se sente mais criativo. O café da manhã é acompanhado pelo desenvolvimento de ideias e padrões musicais para as interpretações. Seu parceiro de projeto trabalha no sentido oposto: Peter Lockhart costuma desenvolver as artes dos álbuns mais no período da noite. Nesse ritmo, a dupla leva cerca de duas a quatro semanas para finalizar seus projetos.

Leia Também | Lady Gaga divulga primeiro cartaz de "House of Gucci"

Nas versões, a dupla gosta de trazer elementos que possam ser inovadores para as interpretações. "Não é incomum que algumas faixas soem como se estivessem em cavernas enquanto outras pareçam como se existisse um cortador de grama ao fundo", relata Casey.

Sucesso nas paradas musicais dos Estados Unidos, a cantora e atriz estadunidense Olivia Rodrigo tem a qualidade de seu trabalho reforçada por Casey: "O álbum 'Sour' é ótimo e eu fiquei muito animado para interpretá-lo. Apesar de as músicas já serem suaves de forma geral, eu realmente queria incluir o disco na nossa trajetória".

Ele acrescenta: "Focamos muito em artistas voltados ao punk e ao pop. Então, isso seria algo um pouco fora do comum para nós. Mas muitas bandas desse estilo e do metal estavam interpretando 'drivers license' (single do álbum). Então, transformá-lo em canções de ninar acabou fazendo sentido".

Para Casey, a discografia mais difícil de interpretar foi a do grupo estadunidense de rock e metal progressivo Coheed and Cambria. Com músicas que são "obras-primas" na visão do músico, a banda foi a primeira experiência de Casey e de Peter no gênero, e eles optaram por manter a fidelidade "das estruturas e dos elementos das músicas". "Quando uma música já tem de sete a oito minutos de duração, uma versão nossa terá facilmente de 11 a 12 minutos. Transpor os solos de guitarra selvagens para marimbas e celestas (instrumento de teclas, semelhante ao piano) é incrivelmente recompensador e frustrante ao mesmo tempo".

Contando EPs e álbuns completos, a dupla estima que tenham sido lançados entre 70 e 80 trabalhos. "É provável que celebraremos a marca de 100 obras publicadas até o fim de 2021", prevê Casey.

Mais canções de ninar

Intitulado Rockabye Baby! Music, esse projeto também transforma músicas de sucesso em canções de ninar. A iniciativa já lançou intepretações de hits do Queen, do The Beatles, da Beyoncé, do Coldplay e de outros artistas.

Onde encontrar: linktr.ee/rockabyebabymusic 

Sparrow Sleeps

Onde escutar: Spotify, Apple Music e Amazon Music
Onde encontrar: sparrowsleeps.com e @sparrowsleeps no Instagram e no Twitter

O que você achou desse conteúdo?