Logo O POVO+
Mulher Maravilha celebra 80 anos em meio a novos tempos para heróis
Vida & Arte

Mulher Maravilha celebra 80 anos em meio a novos tempos para heróis

| CULTURA POP | Considerada a maior super-heroína de todos os tempos, a Mulher Maravilha completa 80 anos como símbolo de temas pulsantes, como feminismo e busca pela paz, além de inspirar itens de consumo e novas histórias na indústria cultural
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Diana nasceu e cresceu como princesa da ilha mítica de Themyscira, também conhecida como Ilha Paraíso. Lá, viviam as amazonas — na mitologia grega, mulheres imortais de uma nação de guerreiras. Criada também como combatente, Diana desenvolveu o senso de justiça. Dona de uma super força, ela chega a Terra para defender igualdade, amor e paz. Munida de seus braceletes protetores e do seu laço da verdade, logo torna-se a super-heroína Mulher-Maravilha.

Essa história, publicada nos quadrinhos pela editora estadunidense DC Comics, foi criada em 1941 pelo psicólogo William Marston e pelo desenhista H. G. Peter. Apesar das diversas modificações da trama desde então, a Mulher-Maravilha completa 80 anos — celebrados na última quinta-feira, 21 — como símbolo de temas cada vez mais pulsantes na sociedade contemporânea.

Considerada a maior super-heroína de todos os tempos, a personagem evoca feminismo, empoderamento, coragem, poder e busca pela verdade e pela paz mundial. Uma das primeiras personagens mulheres dos quadrinhos segue inspirando, inclusive, itens de consumo e a criação de novas histórias na indústria cultural. Ultrapassando o universo das HQ's, a Mulher-Maravilha influencia também o audiovisual, a moda, o design, a beleza, a arquitetura e até a música. Mais que isso: a figura da Mulher-Maravilha atravessa o imaginário de gerações.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 20.10.2021: V&A - 80 anos da Mulher Maravilha. Ivigna Sales, faz cosplay da personagem.
FORTALEZA, CE, BRASIL, 20.10.2021: V&A - 80 anos da Mulher Maravilha. Ivigna Sales, faz cosplay da personagem.

"Símbolo pop feminino mais forte da história"

O interesse de Ivigna Sales, 24, pela Mulher-Maravilha surgiu a partir da adaptação da personagem dos quadrinhos para o cinema. O filme "Mulher Maravilha" (2017) aborda a trajetória da protagonista. "A (atriz) Gal Gadot me cativou de um jeito que não consigo explicar", diz Ivigna. Essa produção, em que a personagem aparece pela primeira vez num filme solo, antecede a "Liga da Justiça" (2017). Na trama, Bruce Wayne (Ben Affleck), inspirado pelo Superman (Henry Cavill), convoca a aliada Diana Prince (Gal Gadot) para combater um inimigo. Com Aquaman (Jason Momoa), Cyborg (Ray Fisher) e Flash (Ezra Miller), eles tentam salvar o planeta. Gal Gadot ainda protagoniza "Mulher Maravilha 1984" (2020), em que Diana enfrenta os inimigos Max Lord e Mulher-Leopardo.

Ivigna pratica a arte de transformar-se em personagem, o chamado cosplay. Quando assistiu o primeiro filme da Mulher-Maravilha nos cinemas, foi instantâneo: "Pensei de cara que o traje era maravilhoso. Fiquei dias pensando em como eu ia fazer aquele cosplay. Um mês depois, eu já tinha feito o traje completo. Deu um trabalhão... mas valeu a pena!". A cosplayer usa bastante o adereço para animar a criançada, principalmente no mês de Outubro e em aniversários, mas também em eventos de cinema. "Traz uma renda a mais e ainda consigo deixar alguém feliz", conta.

Para Ivigna, a Mulher-Maravilha representa um "símbolo de força e empoderamento". A cosplayer compartilha: "Uma mulher que inspira não só outras mulheres, mas ensina que nós podemos ser muito mais fortes do que pensamos. É o símbolo pop feminino mais forte da história. Ela traz consigo toda uma luta, não só por ser uma mulher extremamente forte mas, também, por mostrar que consegue fazer as coisas que ela deseja sozinha. Ver essa representatividade da mulher como protagonista no cinema faz com que mulheres ao redor do mundo criem coragem para estar lá também, dessa vez, não como a 'donzela em perigo', mas sim, como a heroína mais forte. Ver cenas como essa faz com que as próximas gerações tenham em mente que elas são capazes de sonhar alto e realizar os seus desejos".

Primeiro volume de
Primeiro volume de "Wonder Woman", da DC Comics

Origem

Concebida em meio à Segunda Guerra Mundial, a trama dialoga com a época em que os EUA encarnaram diversos mitos heroicos e a ascensão dos movimentos feministas. A Mulher Maravilha surgia como símbolo de beleza e força. As primeiras versões em quadrinhos indicam que a princesa foi esculpida em barro pela rainha Hipólita, sua mãe. Após o nascimento, Diana teria sido abençoada por deuses do Olimpo. As edições da época determinavam alguns de seus poderes: "Bela como Afrodite, sábia como Atena, forte como Hércules, e rápida como Hermes".

Quando o piloto do exército norte-americano Steve Trevor cai na ilha de Themyscira, Diana o salva. Enviada a Terra para salvar a humanidade de suas disputas, ela adota o codinome Diana Prince. Nas histórias, a personagem já foi enfermeira, secretária, participou, ainda, da fundação da Liga da Justiça, o primeiro grupo de super-heróis dos quadrinhos.

Uma problemática

Em dado momento, a Mulher Maravilha foi inserida como secretária da Liga da Justiça. Nos quadrinhos, a personagem era constantemente "deixada de lado" nas missões do grupo de super-heróis — o que deixava o criador da história, William Moulton Marston, bastante irritado, segundo a revista Super Interessante. Após a sua morte, em 1947, o corpo de Diana foi modificado e suas vestimentas também. A personagem foi ganhando cada vez mais músculos e curvas, com roupas menores. No decorrer dos anos, chegou até a perder seus poderes. Só em 1972, por pressão de ativistas, a Mulher-Maravilha retornou ao status de super-heroína. Com o sucesso, vieram as diversas adaptações para as demais linguagens.

A editora Dentro da História lança o livro
A editora Dentro da História lança o livro "Mulher-Maravilha - A Vingança da Mulher Leopardo", escrito por Sidney Gusman

Inspirar crianças

A editora Dentro da História lança o livro "Mulher-Maravilha - A Vingança da Mulher Leopardo", escrito por Sidney Gusman, para a criançada. No livro personalizável, os pequenos, além de conhecerem a história da personagem, realizam uma imersão junto à protagonista. As famílias podem personalizar a história, inserindo nomes e fotos de suas crianças na trama. Basta acessar a plataforma virtual da editora. Para a consultora pedagógica Cláudia Onofre, personagens como a Mulher-Maravilha podem ensinar um tanto sobre empoderamento. A infância, segundo a consultora, é o momento ideal para aprender que você pode conquistar tudo o que imagina e a magia de ter super poderes.

Mais info: www.dentrodahistoria.com.br/dc/
mulher-maravilha

Yara Flor, a Mulher-Maravilha brasileira da DC Comics
Yara Flor, a Mulher-Maravilha brasileira da DC Comics

Mulher-Maravilha brasileira

Yara-flor é a Mulher-Maravilha brasileira. Criada pela quadrinista norte-americana Joëlle Jones, a personagem vem da Floresta Amazônica. Ela aparece na linha DC Future Slate, ao lado de Jon Kent, filho do Super-Homem. Para criar a personagem, a autora teve como inspiração a atriz e modelo cearense Suyane Moreira. Lançada em junho de 2021, a edição está disponível em versão original, em inglês, na Amazon. Em maio deste ano, Suyane realizou uma sessão de fotos vestida de Mulher-Maravilha e compartilhou aos seus seguidores no Instagram (@suyane.moreira_).

Novas histórias

Mulher-Maravilha abriu caminhos para personagens mulheres nos quadrinhos e demais linguagens, como Capitã Marvel, Viúva Negra (da concorrente Marvel) e mais. Outras pautas sociais emergiram a partir disso, como a inserção de super-heróis negros e LGBTQIA+.

Saiba mais na reportagem especial completa!

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?