Logo O POVO+
Saramago: as celebrações do centenário
Vida & Arte

Saramago: as celebrações do centenário

Iniciativas prometem movimentar o mercado e a cena literária no Brasil e outros países
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
José Saramago: centenário motiva uma série de eventos, homenagens e publicações (Foto: Ander Gillenea/ Divulgação )
Foto: Ander Gillenea/ Divulgação José Saramago: centenário motiva uma série de eventos, homenagens e publicações

Uma extensa e cuidadosa programação para celebrar o centenário de nascimento de José Saramago começou no último dia 16, exatamente um ano antes da data oficial, em 2022. Presidente da Fundação José Saramago e viúva do escritor, a jornalista Pilar del Río conta que o Brasil vai ter um papel importante nas comemorações, incluindo instituições como o Museu da Língua Portuguesa, a Biblioteca Mário de Andrade e o Sesc, além da própria editora Companhia das Letras.

"A resposta que recebemos das organizações brasileiras dedicadas à cultura não poderia ser mais positiva. Para nós da fundação, esse retorno que recebemos foi a confirmação de que José Saramago é visto, sentido como mais um brasileiro. E de certa forma o era", diz Pilar.

No primeiro momento, a Companhia das Letras - que edita toda a obra do escritor no Brasil - lançará um selo 100 anos de José Saramago, que constará das edições comercializadas em 2022 e em toda a comunicação referente ao centenário do escritor.

Para o ano que vem, a editora prepara uma série de publicações. Serão lançados, já em janeiro, os livros "O Silêncio da Água" (com novas ilustrações de Yolanda Mosquera) e "Uma Luz Inesperada" (ilustrações de Armando Fonseca).

Edições especiais de "Ensaio Sobre a Cegueira" (que também tem um audiobook em negociação) e "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", de capa dura e fortuna crítica de intelectuais brasileiros, estão previstas para agosto e setembro de 2022.

Um livro de ensaios da professora e crítica literária Leyla Perrone-Moisés analisa as obras de Saramago e duas biografias chegam às livrarias: Fotobiografia de José Saramago, de Ricardo Viel e Alejandro García, e o livro de Miguel Real e Filomena Oliveira sobre a vida do escritor.

A fotobiografia, do brasileiro Ricardo Viel e do argentino Alejandro García, será lançada em parceria com a Fundação. O livro trouxe surpresas até mesmo para Pilar.

"Os autores colocaram Saramago em diferentes momentos e em diversos países, e em cada lugar ou tempo vê-se como ele construía monumentos literários e sociais", conta a viúva de Saramago.

As celebrações lideradas pela Fundação José Saramago diretamente de Portugal, no Brasil e também em diversos outros países são divididas em quatro eixos: Leitura, Publicações, Reuniões Acadêmicas e Biografia.

"Acho que os congressos universitários ou os encontros de leitores que estão programados - ou que inclusive já estão em andamento - ajudarão a reforçar o grau de racionalidade e humanismo que há em Saramago", destaca Pilar.

"E de progresso. Essas homenagens confrontarão com aqueles que não aceitam essas premissas, mas para os demais, para a maioria social, será um alento, um pensamento sólido a que se pode recorrer. Para não falar da sensação de beleza que acompanha a leitura dos livros de José Saramago. Isso, por si só, já é uma salvação."

Para 2022, a Companhia das Letras também promete organizar uma série de eventos sobre Saramago. Ainda sem data definida, as Jornadas Saramago serão uma série de palestras sobre as principais obras do autor, gratuitas, com emissão de certificado

Um evento presencial, com falas e apresentação musical, está previsto para a data do centenário, 16 de novembro de 2022 e o estande da editora na Bienal do Livro de São Paulo terá ações específicas. A editora vai apoiar também clubes de leitura da obra de Saramago em diversas cidades brasileiras e deve distribuir um e-book gratuito no mês de novembro de 2022, justamente no mês do centenário.

Ações educativas e de divulgação e marketing farão parte do extenso calendário em homenagem ao centenário de nascimento.
(Agência Estado)

 

O que você achou desse conteúdo?