Logo O POVO+
Corredor Cultural Vida&Arte oferece programação cultural e social
Vida & Arte

Corredor Cultural Vida&Arte oferece programação cultural e social

Ofertando exposição em formato presencial e virtual, além de programação on-line com lives especiais, Corredor Cultural Vida&Arte ocorre hoje
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Marchas indígenas que marcaram o ano estão presentes no registro de Luan de Castro Tremembém, selecionado para a exposição Janelas da Pandemia, do Corredor Cultural Vida&Arte (Foto: Luan de Castro Tremembé / divulgação)
Foto: Luan de Castro Tremembé / divulgação Marchas indígenas que marcaram o ano estão presentes no registro de Luan de Castro Tremembém, selecionado para a exposição Janelas da Pandemia, do Corredor Cultural Vida&Arte

O arrebatamento diante daquilo que não é conhecido foi bem registrado pelo escritor uruguaio Eduardo Galeano em texto do "Livro dos Abraços" no qual um menino é levado pelo pai para conhecer o mar. "Foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor", que o pequeno pediu ao progenitor: "Me ajuda a olhar!". A reação da criança se dá perante uma beleza, decerto, mas de natureza inexplicável, e por isso é levantada, aqui, para dialogar com a proposta do Corredor Cultural Vida&Arte, que começa neste sábado, 4 de dezembro, buscando formas de auxiliar as miradas diante daquilo que ainda está sendo processado neste contexto de pandemia. Hoje, abre a exposição fotográfica "Janelas da Pandemia", com versão presencial na Estação BRT Jornal O POVO e também virtual, e haverá, ainda, programação de lives artísticas e com entidades sociais.

Entre impactos práticos, simbólicos, emocionais, financeiros e ainda outros a serem determinados com o tempo, o contexto da pandemia de covid-19 se impôs ao mundo em março de 2020. A partir da experiência acumulada, a exposição "Janelas da Pandemia" traz 16 registros que "ajudam a olhar" para este momento que se estende até hoje. Eles foram enviados por pessoas amadoras e profissionais da fotografia, escolhidas entre um total de quase mil inscritos pelo curador Fco Fontenele, repórter fotográfico do O POVO.

São registros com abordagens distintas entre si, ora mais factuais, ora mais simbólicas ou até imaginativas. As 16 imagens ficarão expostas na Estação BRT Jornal O POVO — que fica em frente ao O POVO, na avenida Aguanambi, 282 — até o próximo dia 4 de janeiro de 2022. Uma versão virtual da exposição trará mais registros selecionados, totalizando 50 fotos, e permanecerá disponível no site fdr.org.br/corredorcultural por seis meses, contados a partir de hoje, 4.

Além da exposição, o Corredor Cultural Vida&Arte traz lives artísticas — com oficina de palhaçaria com Márcio Acselrad, apresentação de painel de grafite da CUFA e performance do coletivo POESIE-SE — e encontros com instituições sociais. As atividades terão transmissão ao vivo no Facebook da Fundação Demócrito Rocha e nos canais do YouTube da FDR e do O POVO.

Junto das lives artísticas e sociais, haverá ainda, a entrega simbólica de certificados dos projetos do O POVO Conselho de Jovens Leitores, Conselho de Leitores, Correspondentes Mestres e Correspondentes Escolares, bem como uma homenagem a profissionais de saúde.

"A programação foi pensada dentro de dois eixos: um artístico-cultural e um voltado para a questão do ativismo e da responsabilidade social", explica Cliff Villar, diretor corporativo do O POVO. No segundo eixo, estarão presentes representantes de quatro instituições sociais de papel de peso no Ceará.

"O Iprede, que tem um trabalho muito importante ligado à alimentação na primeira infância, a Associação Peter Pan, com trabalho na oncologia infantil, a Santa Casa de Misericórdia, que é uma instituição símbolo do Ceará com 160 anos de serviços prestados, e a Central Única das Favelas, que tem um protagonismo muito grande e é hoje dirigida nacionalmente por um cearense, Preto Zezé", lista o diretor.

O Corredor Cultural Vida&Arte se soma a uma série de desdobramentos da marca Vida&Arte, que tem braço editorial no impresso, na rádio O POVO/CBN, nas redes sociais e no portal O POVO, além de apoios a eventos e promoção de programações que marcaram a Cidade, como as edições do Palco Vida&Arte e do Festival Vida&Arte.

"O Vida&Arte é uma marca que já constrói esse diálogo social e artístico. Esses alargamentos são muito importantes porque, como se trata de vida, a gente está falando sobre saúde mental, solidariedade, tecnologia social, inclusão, tudo isso com a leitura cultural. É um desdobramento natural de uma marca tão importante e com grande relevância e legitimidade para tratar dos temas propostos pelo Corredor", aponta Cliff, que compreende os movimentos como uma "extensão natural".

"O Vida&Arte tem esse caráter democrático, de abrangência, multicultural, de falar em várias linguagens e estilos e também para vários públicos. Ele é um espaço extremamente aberto, com um conceito 360º de cultura que vai desde a cultura popular à erudita, passa pela questão do mercado, do ativismo, da atitude política. O Festival, o Palco e todas as extensões que o Vida&Arte já propôs ao Ceará trazem isso e existe uma coerência com o DNA da marca e do que se propõe essa plataforma editorial tão importante para o Ceará, o Nordeste e o Brasil", finaliza o diretor.

Corredor Cultural Vida&Arte

Quando: abertura hoje, 4, a partir das 9 horas

Onde: transmissão on-line das lives pelo Facebook da Fundação Demócrito Rocha e pelo YouTube da FDR e do O POVO, exposição presencial na Estação O POVO do BRT (em frente ao jornal O POVO, na Av. Aguanambi, 282) e exposição virtual no site fdr.org.br/corredorcultural

Participantes

Jhoe Alecrim | Luiz Teixeira Mendes | Paula Matthews | Rômulo Santana | Matine | Italo Leite | Sueley Rocha | Luan de Castro Tremembé | Guilherme Bergamini | Fabrizzo | Apolo Sales | Tanda Melo | Sabrina Rocco | Roberta MM | Léo Ferreira | Tom Araújo

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?