Logo O POVO+
Festival #ZiriguidumEmCasa comemora campanha do livro "1979" no sábado, 29
Vida & Arte

Festival #ZiriguidumEmCasa comemora campanha do livro "1979" no sábado, 29

A 21ª edição do Festival #ZiriguidumEmCasa ocorre no sábado, 29, e homenageia o fim da campanha de financiamento coletivo do livro "1979 - O ano que ressignificou a MPB"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Jully cantará no festival #ZiriguidumEmCasa neste sábado, 29 (Foto: Grenville Reis/Divulgação)
Foto: Grenville Reis/Divulgação Jully cantará no festival #ZiriguidumEmCasa neste sábado, 29

O ano era 1979. O Brasil vivia um processo de redemocratização - ainda no fim da ditadura militar - por causa da Lei da Anistia. Na época, exilados políticos puderam voltar ao País, réus tiveram seus processos anulados e presos foram libertos. Existia, porém, uma contradição, porque a norma negava o perdão para pessoas que foram condenadas e consideradas "terroristas". Continuava a existir lutas para que houvesse a maior liberação, mas os brasileiros já passavam por um momento de certa liberdade política, social e de pensamentos. Neste contexto, a música daquele período abordava as diversas ideologias e as questões das mulheres, além de enveredar pela produção independente como uma maneira de compor canções.

A partir dessa movimentação, surge o livro "1979 - o ano que ressignificou a MPB", organizado por Célio Albuquerque e que será lançado no segundo semestre deste ano pela Garota FM. Depois de alguns meses em campanha de financiamento coletivo, o trabalho bateu a meta e terá o investimento necessário para publicação. E, com o objetivo de comemorar o sucesso da obra, acontecerá a 24ª edição do Festival #ZiriguidumEmCasa neste sábado, 29 de janeiro, a partir das 20 horas.

No evento on-line, que será transmitido em seu próprio canal do Youtube, dezenas de artistas apresentarão o repertório que marcou 1979. Um dos destaques é que a cantora Vannick Belchior vai homenagear seu pai, Belchior, ao cantar um de seus grandes sucessos: "Medo de Avião". O artista cearense, naquele ano, havia lançado o álbum "Era uma vez um homem e seu tempo". A banda estadunidense Nova também fará uma versão em inglês da canção "Paula e Bebeto", de Milton Nascimento, que será lançada nas plataformas digitais posteriormente.

Alguns autores de artigos no livro também estarão presentes com performances, como Joyce Moreno, autora do texto sobre "Essa Mulher", de Elis Regina; Miltinho, que escreve sobre "Bons tempos, heim?", do MPB4; Crikka Amorim, que aborda o álbum "Angela RoRo", de Angela RoRo; e Leandro Souto Maior, que discorreu sobre "Na Terra a Mais de Mil", de Pepeu Gomes.

A aproximação do livro com o festival surgiu porque Beto Feitosa, jornalista e um dos organizadores do evento, também é escritor do artigo "Malu Mulher - Trilha Sonora". O texto faz referência à trilha sonora da série da TV Globo, que destacava a história de uma mulher que saiu de um casamento violento e lutava para se inserir no mercado de trabalho e cuidar de sua filha adolescente. As canções da produção audiovisual eram todas de artistas femininas, como Elis Regina, Rita Lee, Gal Costa, Marina Lima, Simone, Maria Bethânia, Zezé Motta, Joanna, Quarteto em Cy, Maysa e Fafá de Belém.

"Tudo depois do financiamento é um processo, porque a editora fará todo o processo de feitura. É compromisso de todos terminar o mais rápido possível. E a aproximação desse livro e do festival começou porque o Beto também é um dos autores do '1979' e escreveu o texto sobre Malu Mulher. Também nesta edição, a gente tem vários autores que participam do festival como artistas", explica o organizador da obra Célio Albuquerque.

De acordo com Beto Feitosa, a curadoria do evento foi quase toda de Célio. "Ele fez isso com amor e com uma dedicação enorme. Acabou que o festival ficou com quase duas horas, mas está tão bom, tão diverso, que você não vê o tempo passar. E todos os artistas estão envolvidos nisso também. Muitos dos que estão no festival também escreveram no livro. Tem uma onda de amor que espero que continue até o lançamento. Por ora, a comemoração vai ser todo mundo nesse sábado", explica.

A campanha para a obra "1979 - O ano que ressignificou a MPB" continua aberta até esta quinta-feira, 27 de janeiro, por meio da plataforma Catarse. Existem algumas formas de apoio que disponibilizam recompensas diferentes. Com R$ 94, a pessoa recebe o livro impresso, um agradecimento com o nome na capa e frete grátis. Por R$ 229, o apoiador ganha um exemplar, uma bolsa e uma camiseta. A meta já foi batida e está em 110%.

Festival #ZiriguidumEmCasa

Quando: neste sábado, 29 de janeiro, às 20 horas

Onde: no canal do Youtube do festival

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?