Logo O POVO+
Itaú Cultural apresenta filmes musicais em homenagem a sambistas
Vida & Arte

Itaú Cultural apresenta filmes musicais em homenagem a sambistas

Grandes nomes da música ganham destaque no Itaú Cultural Play
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Pioneiras no samba, Dona Ivone Lara tem sua música presente no sambabook (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Pioneiras no samba, Dona Ivone Lara tem sua música presente no sambabook

A partir da sexta-feira, 28, a plataforma de streaming do cinema e audiovisual brasileiro Itaú Cultural Play apresenta a série SambaBook, com filmes musicais que homenageiam cinco das principais referências do samba.

Com direção de Afonso Carvalho, as obras de João Nogueira, Jorge Aragão, Dona Ivone Lara, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho são revisitadas por amigos e familiares dos artistas, que relembram histórias e revivem canções compostas ou eternizadas por estes nomes referenciais do estilo.

O filme musical dedicado a João Nogueira reúne um time de bambas que regravou clássicos eternizados na voz do artista, como Espelho, resgatando a importância do seu legado. A produção conta com as participações do filho do sambista, Diogo Nogueira, e de artistas como Alcione, Arlindo Cruz e Beth Carvalho.

Com mais de 50 anos de carreira, Martinho da Vila é homenageado no material com o registro de um grande encontro realizado para celebrar sua obra. Com a participação de convidados como Paulinho da Viola, Ney Matogrosso e Elza Soares, o filme intercala apresentações ao vivo e depoimentos do cantor e compositor carioca.

Um dos responsáveis por mudar a forma de fazer samba, Zeca Pagodinho tem sua música festejada na produção através de 24 artistas, entre os quais estão Gilberto Gil, Jorge Bem Jor e Arlindo Cruz. No filme estão regravações de clássicos de sua carreira, como Faixa Amarela e Não sou mais disso.

Uma das compositoras e intérpretes pioneiras no samba, Dona Ivone Lara também tem sua música presente no sambabook. Na série, artistas como Maria Bethânia, Criolo, Elba Ramalho, Teresa Cristina interpretam composições da homenageada, que foi a primeira mulher a integrar a ala dos compositores da escola de samba Império Serrano.

A produção que fecha a série é dedicada ao cantor e compositor Jorge Aragão, considerado um dos maiores poetas do samba e autor de sucessos como "Vou festejar" e "Coisinha do pai". Aragão tem sua obra celebrada através da interpretação de artistas como Emicida, Maria Rita, Lenine e Seu Jorge, entre outros.

Série Sambabook

Quando: a partir desta sexta-feira, 28 de janeiro

Onde: www.itauculturalplay.com.br

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?