Logo O POVO+
Caucaia vai ao segundo turno com disputa entre candidato governista e opositor do mesmo grupo que busca Fortaleza
Reportagem Seriada

Caucaia vai ao segundo turno com disputa entre candidato governista e opositor do mesmo grupo que busca Fortaleza

O atual prefeito, Naumi Amorim, e o deputado federal Vitor Valim marcam a segunda principal disputa do Ceará entre grupo dos Ferreira Gomes e integrantes do Pros
Episódio 15

Caucaia vai ao segundo turno com disputa entre candidato governista e opositor do mesmo grupo que busca Fortaleza

O atual prefeito, Naumi Amorim, e o deputado federal Vitor Valim marcam a segunda principal disputa do Ceará entre grupo dos Ferreira Gomes e integrantes do Pros
Episódio 15
Tipo Notícia Por

Único município, além de Fortaleza, a levar a definição da nova gestão municipal para o segundo turno, Caucaia reflete a disputa entre forças políticas do Estado que também vigora na Capital: de um lado, Naumi Amorim (PSD) tenta a reeleição com apoios do governador Camilo Santana (PT) e dos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT) e, do outro, Vitor Valim (Pros) disputa, pela primeira vez o executivo no segundo maior colégio eleitoral cearense fazendo oposição ao grupo político que apoia o atual prefeito.

Com 40,93% dos votos, Naumi agradece aos que o apoiaram até aqui e diz que vai buscar aliança com todos os candidatos que estão fora do segundo turno. Com a saída do petista Elmano de Freitas da disputa, ele conta que já teve indicativo direto do governador de que poderá contar, formalmente, com Camilo para a campanha. Também devem aparecer ao lado dele, afirma, os dois irmãos Ferreira Gomes. Antes, Ciro havia manifestado apoio à campanha de Elmano e o governador, por ser petista, não poderia ter imagem vinculada à campanha de Amorim.

Quanto ao resultado conseguido por Vitor Valim, o atual prefeito atribui os 27,87% dos votos do adversário à ligação que o deputado federal e ex-apresentador de televisão tem no campo da segurança. "A segurança puxa muito. Ele não fala como vai resolver isso, mas tem apelo", diz Naumi. Há que se ter em conta a alta taxa de violência urbana registrada na cidade que apresenta a marca negativa de ser a primeira do País em número de homicídios violentos, segundo Atlas da Violência de 2019. A forte atuação do crime organizado foi causa do uso da Força Nacional durante as eleições no município, além das Tropas Federais que já haviam sido solicitadas para Caucaia e outras 10 cidades.

Como estratégia, Naumi afirma ainda que vai buscar aqueles que se abstiveram do voto no primeiro turno, uma soma de 32.980 mil pessoas, 14,85% do eleitorado. O candidato também celebra resultados em Fortaleza e fica na torcida para que José Sarto (PDT) alcance a prefeitura da Capital.

A disputa por apoios de ex-candidatos será acirrada já que Vítor Valim também promete ir em busca de "todas as lideranças de oposição em Caucaia". "Segundo turno zera tudo, uma nova eleição", diz Valim, afirmando ir em busca daqueles que optaram pela não recondução de Naumi ao Paço Municipal do município da Região Metropolitana de Fortaleza. "Todos que não votaram no atual prefeito é porque não concordam com a forma que Caucaia está sendo administrada", avalia.

Ele sinaliza uma das estratégias de campanha ao criticar o baixo índice de alfabetização registrado no município a partir das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). "Não podemos aceitar que Caucaia seja a última colocada no SPAECE em alfabetização por que nossas crianças não estão aprendendo a ler e a escrever. Como falar de futuro se nossas crianças não estão sendo cuidadas?", questiona.

Em terceiro lugar, com 19,20% do eleitorado, Emilia Pessoa (PSDB) foi buscada para comentar possíveis apoios no segundo turno, mas não se manifestou. A quarta colocação foi ocupada por Elmano de Freitas (PT), com 7,69% dos votos. A ordem segue por Sebastião Conrado, do PMN, com 2,07%, do eleitorado, e Rodrigo Santaella, do Psol, com 1,31%. João Ary (PMN) e Paulo Sérgio Cordeiro (PCdoB) conseguiram menos de 1% dos votos, alcançando, respectivamente, 0,60% e 0,32% do eleitorado.

O que você achou desse conteúdo?