Logo O POVO+
Fortaleza registra maior abstenção em um 2° turno na história
Reportagem Seriada

Fortaleza registra maior abstenção em um 2° turno na história

Episódio 3

Fortaleza registra maior abstenção em um 2° turno na história

Episódio 3
Tipo Notícia Por

Após registrar a maior abstenção em 24 anos, considerando primeiros turnos eleitorais, Fortaleza voltou a bater recorde de não votantes, desta vez considerando o segundo turno. Neste domingo, 29, 414.959 pessoas não votaram na Capital (22,78% do eleitorado apto), o maior número da história para um 2º turno. Se parte das ausências se dá pelo risco da Covid-19, outra parte do eleitorado costuma omitir-se por não se sentir representado por nenhum dos candidatos.

Desde as eleições municipais de 2012 o número de abstenções em segundos turnos vinha crescendo na Capital. Há oito anos, 268.138 pessoas não votaram, 16,63% dos eleitores aptos a participar daquele pleito. Em 2016, o número de não votantes no 2º turno foi de 314.915 pessoas (18,60%) do eleitorado total à época. Este ano em números absolutos, comparado com o pleito de 2016, o aumento das abstenções foi de 31,76%.

Assim como no primeiro turno, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro do STF Luís Roberto Barroso, pediu aos eleitores que comparecessem às urnas no segundo turno, mantendo cuidados necessários ao período pandêmico que vivemos. "Votem conscientes. Vocês estarão decidindo o seu futuro, o futuro dos seus filhos e do seu País. Não entreguem aos outros o seu destino", disse o ministro.

 

 

O que você achou desse conteúdo?