Logo O POVO+
Os números que contam a história das Eleições 2020 em Fortaleza
Reportagem Seriada

Os números que contam a história das Eleições 2020 em Fortaleza

EXCLUSIVO | Em uma série de infográficos interativos, O POVO conta história das Eleições 2020 tanto no primeiro turno quanto no segundo turno
Episódio 11

Os números que contam a história das Eleições 2020 em Fortaleza

EXCLUSIVO | Em uma série de infográficos interativos, O POVO conta história das Eleições 2020 tanto no primeiro turno quanto no segundo turno
Episódio 11
Por

Os eleitores de Fortaleza decidem neste domingo, 29 de novembro, o novo prefeito que comandará a Capital pelos próximos quatro anos. José Sarto (PDT) ou Capitão Wagner (Pros)? A depender da pesquisa O POVO Datafolha, divulgada na véspera do pleito do segundo turno das Eleições 2020, o candidato governista leva.

Apoiado pelo atual prefeito Roberto Cláudio, Sarto tem 49% da preferência do eleitorado frente aos 36% que devem optar por Wagner. Excluindo a parcela que diz votar em branco/nulo ou que ainda não sabe (9% e 6%, respectivamente), Sarto amplia a vantagem para 57% nos votos válidos.

Números do segundo turno

 

A vantagem de Sarto sobre o adversário permanece em diferentes segmentos sociais incluídos na consulta feita pelo Datafolha entre os dias 27 e 28 de novembro. Questionados, todos os grupos etários demonstraram preferência pelo pedetista.

Para entender os três próximos infográficos, leia-se: quanto mais afastado do centro do polígono e, portanto, mais próximo da extremidade, maior a vantagem do candidato naquela parcela da população.

Por exemplo, entre o público que recebe até dois salários mínimos por mês, Sarto tem 48% das intenções de votos. Wagner, 34%, brancos/nulos, 9%, e não sabem, 8%.

A mesma leitura pode ser feita entre os segmentos de escolaridade e etários.

 

 
 
 

Ainda na pesquisa contratada pelo O POVO, divulgada nesse sábado, 28, a religiosidade do fortalezense também aparece. Para tanto, entre os católicos, Sarto chega com 53% das intenções de votos sobre os 32% de Wagner. Este, por sua vez, consegue se sobressair entre o público evangélico.

São 52% dos evangélicos que dizem votar no policial militar da reserva. Neste segmento, Sarto aparece com 37%, brancos/nulos, com 8%, e não sabem, com 4%.


Com 17,76% dos votos no primeiro turno, Luizianne Lins (PT) teve eleitorado agora disputado entre Sarto e Wagner. Mas é o primeiro quem deve ganhar nessa também. Entre aqueles que disseram ter votado na ex-prefeita no último 15 de novembro, 69% migram agora para o candidato do PDT, 13% devem votar nulo, 11% em Capitão e 7% ainda não sabem.

 
 

Números do segundo turno

O POVO realizou levantamento do perfil dos prefeitos eleitos no primeiro turno das Eleições 2020. No quadro abaixo, cada bolha representa o perfil dos candidatos que sairam vitoriosos nas urnas em 15 de novembro – mas também traz a indefinição vivida em Caucaia e em Fortaleza, que disputam o segundo turno.

É possível fazer diferentes comparativos a partir do partido, gênero, cor/raça, idade, ocupação, grau de instrução, estado civil, se inicia o 1º ou 2º mandato e qual a situação eleitoral dos novos (ou nem tão novos) prefeitos.

Para isso, basta acionar o menu localizado no canto inferior direito e selecionar em "Grupo por" a variável de sua preferência. Você também pode distinguir a análise colorindo as bolhas (em "Colorir por") e classificar a visualização partir da proporção populacional ao selecionar o item "Tamanho por".

Também é permitido fazer comparativos em "Comparar por" – que surge no menu a partir do momento em que um "Grupo por" é escolhido.

 

Com a consolidação dos resultados do primeiro turno, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) divulgou na quinta-feira, 26, os números da votação por bairro em Fortaleza. Veja abaixo onde Sarto e Capitão Wagner ganharam.


Ainda no primeiro turno, O POVO mostrou como o eleitor fortalezense se classifica dentre do espectro político democrático. O resultado é de 21% se dizendo de centro, enquanto 19% extrema-direita.

Clicando em cada um dos segmentos, veja como os eleitores na capital cearense se apresentam.

 

Fruto de debates na sociedade brasileira há anos, quatro temas ideológicos foram levantados na pesquisa O POVO Datafolha. A consulta aponta que 51% dos fortalezenes são a favor da pena de morte; 58% favorável a união civil de pessoas do mesmo sexo; 63% contra a posse de arma; e 51% querem que a legislação sobre o aborto permaneça como está.

Caminhe pelos diferentes menus abaixo para ver o detalhamento da pesquisa.

 
O que você achou desse conteúdo?