Sai pra lá, empacho! 5 dicas para acabar com gases e inchaços

Todo mundo conhece o desconforto de comer e ficar inchado e com gases. Por isso, a gastroenterologista e endoscopista Melka Jovino dá dicas de como evitar o empachamento e quando procurar ajuda médica

Dica 1

Hábitos alimentares

Comer rápido demais ou mastigar mal pode induzir a formação de gases e o inchaço.
Comer rápido demais ou mastigar mal pode induzir a formação de gases e o inchaço. Crédito: Tenor

O primeiro passo para combater gases e inchaços é prestar atenção na maneira que você está comendo. Comer rápido demais, conversando ou ingerindo líquidos pode favorecer o empachamento. Outro fator influenciador é não mastigar bem o alimento, ou mascar muito chiclete e ingerir muitas bebidas gaseificadas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dica 2

Observar a dieta

Em excesso, brócolis pode causar os gases. Isso não significa que você precisa parar de comê-lo!
Em excesso, brócolis pode causar os gases. Isso não significa que você precisa parar de comê-lo! Crédito: Tenor

Depois de melhorar os hábitos, preste atenção na sua dieta. Se você ficar inchado ou com gases após comer alimentos específicos, vale a pena se questionar se o problema não é alguma intolerância alimentar. Por outro lado, algumas comidas tendem a causar o empachamento por serem fermentadoras naturais e ricas em fibra.

Por exemplo: brócolis, repolho, ovos e feijão. Não precisa parar de comê-los, mas tentar equilibrar o consumo.

Dica 3

Deixando o feijão de molho

Sempre presente na dieta brasileira, o feijão precisa passar pelo remolho.
Sempre presente na dieta brasileira, o feijão precisa passar pelo remolho. Crédito: Tenor

No caso do feijão, é importantíssimo fazer o remolho. Deixe os grãos de molho da noite para o dia. No outro dia, você vai notar uma espuminha branca, uma das agentes que provocam os gases. Lave o feijão depois do molho e cozinhe-o com água nova e limpa.

Algumas pessoas recomendam ferver o feijão com a panela destampada até subir um pouco mais de espuma, retirá-la e aí, sim, cozinhar o feijão na pressão. Mas o primeiro remolho já é suficiente.

Dica 4

Fazer exercícios físicos

Exercícios físicos ajudam a combater a constipação.
Exercícios físicos ajudam a combater a constipação. Crédito: Tenor

Nem tudo é só alimentação. O nosso corpo também precisa de exercícios físicos para ter um metabolismo eficiente. Muitas vezes, o inchaço e os gases vêm da constipação intestinal. Exercícios rotineiros devem ajudar nesse quesito.

Dica 5

Atenção a possíveis patologias

A intolerância a lactose é uma das várias intolerâncias alimentares que afetam o cotidiano de quem tem.
A intolerância a lactose é uma das várias intolerâncias alimentares que afetam o cotidiano de quem tem. Crédito: Tenor

Nem sempre o empachamento é tão simples assim de resolver. Após tentar mudar a rotina alimentar por conta própria e continuar com gases ou inchaço de forma constante e intensa, procure um gastroenterologista. Informe seu comportamento alimentar e histórico familiar para começar a investigação de alguma patologia.

As mais comuns são: intolerância alimentar, supercrescimento bacteriano do intestino delgado, doença celíaca, H. pylori, parasitose e síndrome do intestino irritado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

gases inchaco empachamento gastroenterologista alimentacao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar