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Novos hábitos impulsionam aquisição de produtos voltados à casa
Reportagem Seriada

Novos hábitos impulsionam aquisição de produtos voltados à casa

Os consumidores mudaram seus costumes ao ficar mais tempo em casa e há segmentos que ganham com esse novo olhar para as compras
Episódio 3

Novos hábitos impulsionam aquisição de produtos voltados à casa

Os consumidores mudaram seus costumes ao ficar mais tempo em casa e há segmentos que ganham com esse novo olhar para as compras
Episódio 3
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A mudança na rotina por conta do isolamento social, implantado no Estado desde março, também tem trazido uma série de alterações nos hábitos de consumo dos cearenses, o que acabou impulsionando a venda de produtos voltados para o uso ou consumo em casa

Mesmo com a possibilidade de esse pico se estabilizar nos próximos meses, empresários do setor acreditam que muitos desses itens ganharão efetivamente mais espaço no pós-crise, já que devem ser priorizados pelos consumidores no chamado "novo normal".  

Paulo Gurgel, presidente da Cigel, que atua nesses dois segmentos(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Paulo Gurgel, presidente da Cigel, que atua nesses dois segmentos

Um dos setores que mais têm apresentado crescimento neste período, evidentemente, é o de higiene pessoal, dada a preocupação com a limpeza gerada pela Covid-19. Além dele, entretanto, o mercado de cosméticos e produtos de beleza em geral também disparou, conforme destaca Paulo Gurgel, presidente da Cigel, que atua nestes dois segmentos.

"Com a tendência do 'faça você mesmo', itens de beleza têm sido essenciais no carrinho de compra dos consumidores", destaca. A empresa cearense, inclusive, registrou uma alta de 80% em suas vendas no último mês de abril, elevando bastante as metas de crescimento para este ano. "Para 2020, planejávamos crescer 25%, agora a perspectiva é de que este avanço chegue a 40%", avalia Paulo.

Ainda de acordo com o presidente da Cigel Cosméticos, que também teve uma alta de 20% em suas vendas de produtos capilares, a curva ascendente do setor deve continuar por mais "dois ou três meses", com uma estabilidade logo em seguida.

Os materiais de higiene pessoal serão muito mais requisitados nesta mudança de hábitos de consumo (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Os materiais de higiene pessoal serão muito mais requisitados nesta mudança de hábitos de consumo

Ele aposta, porém, que os produtos beleza e higiene pessoal estarão em um "novo patamar" de comercialização, que será diferente do que havia antes da crise. "A pandemia trouxe inúmeras mudanças, uma delas é a revolução nos hábitos de higiene da população mundial. Acredito que haverá uma cultura diferente no futuro. Essa tendência deve continuar mesmo no pós-crise", complementa.

Consumo de vinhos

Crica Bezerra, proprietário do Grupo Geppos, que detém a Grand Cru Fortaleza, franquia especializada em vinhos de alto padrão(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Crica Bezerra, proprietário do Grupo Geppos, que detém a Grand Cru Fortaleza, franquia especializada em vinhos de alto padrão

Com as pessoas mais tempo dentro de casa, alguns hábitos que já vinham em crescimento acabam sendo ainda mais impulsionados, como é o caso do consumo de vinhos. Segundo pesquisa da Forbes, os norte-americanos, por exemplo, consumiram 66% a mais da bebida em março, o que não é diferente no Brasil, já que a categoria de alimentos e bebidas - dentre elas, o vinho - liderou a alta do e-commerce em abril, com avanço de 294%, segundo levantamento da empresa Compre & Confie.

"Outros hábitos, como o da leitura, impulsionam a busca pelo produto. Além disso, as pessoas estão entediadas e tristes dentro de casa, e o vinho tem esta característica de trazer mais alegria, astral e euforia", diz Crica Bezerra, proprietário do Grupo Geppos, que detém a Grand Cru Fortaleza, franquia especializada em vinhos de alto padrão.

Conforme Crica, o setor já vinha avançando no Brasil ao longo dos últimos anos, especialmente no Nordeste, onde a busca por vinhos brancos cresceu consideravelmente. Segundo ele, a empresa havia feito uma grande estoque antes da pandemia e, com a crise, resolveu apostar em promoções e no serviço de delivery com frete grátis para "desafogar" os produtos.

"Estamos com um desconto fixo de 30%, válido para compras a partir de quatro garrafas, até essa situação acabar. A resposta dos consumidores tem sido muito positiva, já que conseguimos manter o mesmo ritmo de vendas de quando a loja estava aberta", detalha.

O proprietário da Grand Cru Fortaleza revela, ainda, que, por incrível que pareça, os vinhos com custos mais elevados, de até R$ 600 a garrafa, foram os primeiros a esgotar no estoque. Para ele, isso mostra que os consumidores estão dispostos a investir em "momentos de alegria" para fugir um pouco do atual cenário de pandemia. “As pessoas têm se permitido comprar um bom vinho para datas especiais como a Páscoa e o Dia das Mães, mas também na rotina em casa", complementa.

Renata Paula Santiago, vice-presidente do Ibef Ceará e líder do Ibef Mulher/Ceará, comenta sobre as oportunidades em meio à crise no vídeo abaixo

 

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