Nas fileiras do mercado, você com certeza já viu vários produtos que se dizem sustentáveis e eco friendly.
E, provavelmente, você comprou esses produtos por querer ter um consumo mais consciente.
O problema é quando as marcas publicitam essa tal sustentabilidade sem, de fato, aplicá-la na prática.
A esse comportamento se dá o nome de greenwashing, ou lavagem / mentira verde.
Basicamente, é quando as empresas vendem a postura de eco amigável para ampliar o lucro.
Mas, por baixo dos panos, são irresponsáveis socioambientalmente (de diversas maneiras).
Um levantamento do Idec de 2019 demonstrou que 48% dos produtos praticam greenwashing.
Analisaram 509 produtos de limpeza, higiene e cosméticos e uso doméstico vendidos em supermercados.
Por exemplo, 3 em 4 cada produtos de utilidade doméstica praticam greenwashing.
Nas embalagens, as empresas enganam ou confundem o consumidor de diversas maneiras.
Algumas afirmam que o produto é eco, mas não indicam em nenhum meio...
… como é o processo de confecção do produto. Eles reusam água? Usam matéria prima sustentável?
Essas são só as perguntas mais básicas a se fazer quando se fala em greenwashing.
Outros produtos também enganam com o design. Usam o nome "verde", "eco" e desenhos de folhas.
Algo que, ao ser visto pelo consumidor, induz ao entendimento de que é um produto eco amigável.
Outros criam "selos verdes" sem um órgão oficial por trás, autointitulando-se eco. Outros mentem.
Quer aprender a identificar os tipos de greenwashing e reconhecer a mentira nas prateleiras?
Então é só esperar o próximo web store sobre a Mentira Verde! Até lá.
Catalina Leite
Catalina Leite / Fátima Sudário
Tenor | Giphy | Idec
Pesquisa do Idec