A data 21 de junho é Dia do Profissional de Mídia. Parabenizações à parte, fica a pergunta: o que faz o mídia?
O profissional de mídia cuida da área da agência que trabalha com compra de mídia, ou seja, compra de espaço publicitário.
O Marketing Digital, por exemplo, trabalha com compra de mídia no Google e nas redes sociais, prioritariamente.
O mídia precisa ter uma mente analítica, por trabalhar com os relatórios das plataformas utilizadas diariamente.
Assim, ele pode analisar as campanhas que estão funcionando melhor e entender por quê.
Pela posição de estratégia digital, o mídia precisa ter contato com a área de conteúdo e a de atendimento e comercial.
Dessa forma, ele também garante que o conteúdo seja fiel à empresa e que o cliente o receba bem.
Ainda, o mídia revisa as campanhas diariamente e outros detalhes, como o Custo por Clique e o Retorno sobre o Investimento.
Esses ajustes diários ajudam a encontrar o público-alvo ideal para a marca. Quando rola o match, todos ganham!
A missão do mídia é, primeiro, ter a persona do cliente e o objetivo final da campanha bem definidos.
Existem muitas modalidades de anúncios possíveis, como alcance da marca, geração de leads, download de aplicativos e outros.
Por isso, o profissional precisa estar bem ciente de qual é o foco a ser atingido com as campanhas.
O profissional que quer se destacar pode tirar certificações específicas, como as fornecidas pelo Google ou pelo Facebook.
Viu como o mídia está em tudo o que você consome? Ele com certeza registrou o anúncio que você clicou aí!
Adriano Queiroz e Catalina Leite
Catalina Leite
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