
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Menos de um mês após projetos que excluem áreas ambientais serem aprovados na Câmara Municipal de Fortaleza, uma nova proposição em sentido semelhante começou a tramitar na Casa. Apresentado no final de maio, o projeto de lei complementar 19/2024, de autoria do vereador Luciano Girão (PDT), retiraria a proteção ambiental de até 11,4 hectares da Zona de Interesse Ambiental do Parque do Cocó. Na proposta do correligionário do prefeito Sarto (PDT), fica estabelecida a transformação de uma Zona de Interesse Ambiental (ZIA) em Zona de Ocupação Preferencial. A área em questão fica no bairro Manuel Dias Branco, próxima à avenida Santos Dumont e à UniFanor campus Dunas. O perímetro fica ainda próximo de um lago.
"A área já perdeu todas as características que justificavam sua inclusão na classificação ZIA", argumenta o vereador no projeto. "Com o passar dos anos e a aceleração da dinâmica urbana da região, tais características se perderam".
Na prática, no entanto, a área proposta pelo vereador não compreende apenas terrenos onde já existem edificações construídas, mas também regiões preservadas e não edificadas. Projeto ainda será analisado pela Casa.
A advogada Ana Paula Araújo foi nomeada como assessora especial do governo Elmano de Freitas (PT). Ela "herda" o cargo do próprio marido, o ex-deputado Leonardo Araújo (PSB), que disputará a Prefeitura de Palmácia.
CPI autorizada na Câmara Municipal para investigar serviços da Enel será instalada na próxima quarta-feira, com Pedro Matos (Avante) na presidência. Com isso, apenas CPI da Cagece ainda aguarda instalação.
O auditório da Fiec recebe na próxima terça-feira, das 14h às 18h, o seminário "Sustentabilidade e Inovação na Construção Civil: O Custo na Construção". Iniciativa do Sinduscon-CE.
O Unicef promove hoje dois seminários no Cuca Jangurussu voltados para adolescentes. O primeiro, das 8h às 13h, tem tema "Saúde Mental e Adolescências". Já o segundo, das 14h às 17h, terá tema "Jangurussu de Oportunidades".
O Grupo de Comunicação O POVO assina na próxima quarta-feira, 12, termo de adesão como signatário da plataforma colaborativa Ceará 2050, iniciativa do Governo do Estado de planejamento estratégico a longo prazo.
Cerimônia ocorre às 15h na sede do O POVO (av. Aguanambi, 282). Participam do ato a presidente do O POVO, Luciana Dummar, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, e outras autoridades convidadas.
O programa reúne Governo do Estado e diversas entidades da sociedade civil, incluindo imprensa e academia. No Executivo, o projeto tem como um dos maiores entusiastas o ex-deputado Eudoro Santana (PSB).
Teatro do Farias Brito Aldeota recebe hoje, às 19h, lançamento do livro Artur Bruno: Caminhos de Educação e Meio Ambiente no Ceará, da professora Nájila Cabral e com biografia do ex-deputado. /// A Alece encerrou ontem mais um ciclo de trabalhos itinerantes pelo Interior. Desta vez, com sessão em Canindé.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.