Política de privacidade e segurança do O POVO +

O POVO + entende a importância para Você, assinante, conhecer e ter a segurança sobre a utilização dos seus dados pessoais. Em razão disso, apresentamos nossa Política de Privacidade.

Caro assinante, ao acessar os sites e plataformas do O POVO + é importante saber que você compartilha inúmeras informações, sendo tais informações de suma importância para que os serviços prestados sejam aprimorados, possibilitando a você uma experiência de utilização dos serviços disponibilizados de uma forma única e personalizada.

Portanto, é de suma importância que conheça a política de privacidade do O POVO +, para que você contribua para a modulação da sua experiência de acordo com as suas escolhas de navegação nas plataformas que lhes são disponibilizadas conforme o Serviço que vier assinar.

A presente política de privacidade do O POVO + se aplica a todos os serviços oferecidos e fornecidos, ressalvado os que possuam políticas de privacidades específicas.

A presente política de privacidade do O POVO + igualmente não se aplica aos serviços e produtos oferecidos por empresas parceiras decorrentes de publicidade ou links existentes nas plataformas de acesso e sites de navegação do O POVO +, sendo, nesses casos, imprescindível que você, ao acessar tais publicações, procure e leia a política de privacidade vinculada ao conteúdo por você acessado.

Portanto, para uma navegação livre e consciente sobre a politica de privacidade do O POVO, importante observar nos parágrafos seguintes as informações essenciais que regulam a sua relação com O POVO +, sendo elas:


  1. 1. Dados coletados sobre você, assinante.

    1.1. O POVO + coleta alguns dos dados sobre Você, assinante, quando Você cria a sua conta de acesso ao O POVO +, durante o processo de seu cadastro de assinante/contratante, ao solicitar que crie um login e senha da conta O POVO +, sendo tais dados os seguintes: seu nome completo, endereço de e-mail, data de nascimento, gênero, profissão, localização, CPF, endereço, telefone fixo e/ou celular e, no caso de assinatura de Serviços Pagos, dados de cobrança (conforme aplicável ao Serviço) e nos termos da legislação vigente.

    1.2. O POVO + também coletas seus Dados quando você:

    a) utiliza os nossos Serviços;

    b) preenche formulários, faz comentários, participa de promoções, votações, eventos online, sorteios, realiza buscas e demais interações nos nossos Serviços; e

    c) acessa nossos Serviços pelo seu computador, telefone celular, smart TV e/ou outro dispositivo de acesso.

    1.3. Os dados coletados pelo O POVO + a partir do seu acesso aos Serviços incluem: a sua geolocalização; seu endereço de IP; informações do dispositivo de acesso (como identificador da unidade, identificador de publicidade, nome e tipo de sistema operacional); informação de conexão; tipo do seu navegador e as páginas e conteúdos que você acessa em nossos Serviços.

    1.4. O POVO + também coleta seus dados de fontes disponíveis ao público, prestadores de serviços e parceiros que nos forneçam os seus dados de acordo com a legislação.

  2. 2. Do uso dos seus dados de assinante

    2.1. O POVO + utiliza os dados da sua conta de assinante e os dados de sua navegação nas plataformas e sites de conteúdos do O POVO +, desde seu primeiro acesso aos Serviços, com as seguintes finalidades:

    a) compreender como você usa os Serviços;

    b) selecionar e personalizar anúncios para Você, dentro ou fora dos Serviços;

    c) fornecer, customizar e recomendar conteúdos e serviços;

    d) ofertar novos Serviços a Você, inclusive aqueles cuja contratação você iniciou, mas não finalizou;

    e) avaliar o desempenho e aprimorar os Serviços, f) ajudar anunciantes e parceiros a avaliar a efetividade e alcance de anúncios e também para entender os perfis de pessoas que acessam tais anúncios;

    g) prover suporte técnico e garantir a segurança e a funcionalidade dos Serviços;

    h) desenvolver, testar e aprimorar novos produtos e serviços;

    i) realizar atividades de pesquisa e inovação relacionadas à performance e aprimoramento dos Serviços;

    j) monitorar atividades e tendências de uso; l) mensurar interações e audiência dos Serviços;

    m) processar informações de cobrança, enviar confirmações e atender a seus pedidos, no caso dos Serviços pagos;

    n) enviar ofertas, informações sobre promoções, eventos e/ou anúncios em sua conta de e-mail, por mensagem de texto, aplicativo de mensagens, ligação telefônica e notificação instantânea (push); o) nos comunicar com você e responder quando você entra em contato com O POVO +;

    e p) cumprir com os termos de uso dos Serviços e dar cumprimento às finalidades nele previstas.

    2.2. O POVO + utiliza os dados obtidos de terceiros com as seguintes finalidades: a) fazer inferências sobre conteúdos e temas que possam ser do seu interesse; b) aprimorar os nossos Serviços; c) personalizar o conteúdo e a publicidade que mostramos;

    e d) obter histórico de crédito para ajudar a detectar e evitar casos de fraude.

    2.2.1. O POVO + pode, ainda, utilizar os dados obtidos de terceiros para as mesmas finalidades permitidas ao terceiro, se você assim o tiver autorizado, assim como nos termos desta Política, quando você a aceitar.

    2.3. O POVO + além de tratarmos os dados de acordo com esta Política, utiliza também seus dados de assinante de forma anonimizada, ou seja, dados que não o identifiquem pessoalmente.

  3. 3. Dos compartilhamento dos dados

    3.1. O POVO + utiliza serviços e tecnologias de terceiros confiáveis que seguem padrões de segurança aceitáveis e que estão sujeitos à obrigação de confidencialidade. Os dados de seus assinantes poderão ser compartilhados com tais terceiros sempre de acordo com essa Política, o termo de uso do respectivo Serviço (quando houver) e a legislação aplicável, sendo tais terceiros os dispostos abaixo e sob a seguintes condições:

    3.1.1. O POVO + poderá disponibilizar os seus dados, assinante, com patrocinadores e/ou parceiros Comerciais, para fins de cumprimento de exigências de promoções ou concursos, no caso de promoções ou concursos patrocinados por outras empresas ou por meio de parcerias com O POVO +, desde que Você, assinante, tenha concordado em participar de tais promoções.

    3.1.2. O POVO + poderá disponibilizar os seus dados, assinante, com empresas de pesquisa, para fins oferecer um serviço mais adequado ao seu perfil, entrando em contato com Você, assinante para realizar enquetes e pesquisas com o intuito de testar, resolver problemas ou avaliar nossos Serviços.

    3.1.3. O POVO + poderá disponibilizar os seus dados, assinante, com empresas relacionadas, entendendo-se como empresas relacionadas todas as empresas que são ou venham a ser controladas, controladoras, coligadas ou estar sob controle comum de uma organização ou grupo de que O POVO + seja integrante, para fins de: a) identificar produtos e serviços das Empresas Relacionadas que possam ser do seu interesse;

    b) criar um perfil mais personalizado sobre você com o propósito de ajudar a personalizar a sua experiência em nossos Serviços ou nas plataformas das Empresas Relacionadas;

    c) ofertar publicidade baseada em seus interesses;

    d) realizar pesquisas e análises para auxiliar na melhoria dos nossos Serviços ou os das Empresas Relacionadas, com a finalidade, por exemplo, de recomendação de conteúdos que possam ser do seu interesse como assinante; e

    e) comunicar promoções conduzidas pelo O POVO + e/ou pelas empresas relacionadas.

    3.1.4. O POVO + poderá disponibilizar os seus dados, assinante, com prestadores de serviços de tecnologia da informação, para fins de: a) prestar serviços de nuvem para as plataformas do O POVO +;

    b) hospedar os Serviços e participar da criação do conteúdo do O POVO +;

    c) fornecer suporte técnico e operacional para os Serviços, sendo, em tais circunstâncias, seus Dados armazenados e processados em plataformas de terceiros.

    3.1.5. O POVO + poderá disponibilizar os seus dados, assinante, com prestador de serviços de suporte técnico, para fins de que terceiros que prestem serviços de suporte técnico ao O POVO + forneçam assistência a Você, ao usuário ou assinante, sendo, em tais circunstâncias, seus Dados processados por tais terceiros.

    3.1.6. O POVO + poderá disponibilizar os seus dados, assinante, com prestadores de serviços de marketing, para fins de oferecer anúncio relevante ao seu perfil de assinante, e-mail marketing, SMS, notificação instantânea (push).

    3.1.7. O POVO + poderá disponibilizar os seus dados, assinante, com instituições financeiras, provedores de meios de pagamento, integradores de meios de pagamento e empresas de cartões de crédito, para fins de processar o pagamento no caso de Você, assinante, contratar um Serviço pago, sendo compartilhado o seu número de cartão de crédito, dados bancários, dados de cobrança e informações de contato com tais instituições financeiras, provedores de meios de pagamento, integradores de meios de pagamento e empresas de cartões de crédito, processando assim e possibilitando assim O POVO + receber pelos serviços prestados a Você, assinante.

    3.1.8. O POVO + poderá disponibilizar os seus dados, assinante, com parceiros de análise de dados, para fins de confirmar e completar seus Dados, cruzando os Dados que você nos fornece com aqueles que você compartilhou com empresas de análise de Dados, inclusive de crédito.

    3.1.9. O POVO + poderá disponibilizar os seus dados, assinante, com autoridades governamentais, se entendo por autoridades governamentais as autoridades policiais, entidades públicas e/ou outras organizações governamentais, para fins de: a) cumprir determinações legais, judiciais e administrativas e também cumprir ofícios de autoridades competentes; e

    b) tomar ou provocar medidas legais, judiciais e administrativas para defender os direitos do O POVO + previstos nesta Política, inclusive em qualquer processo judicial ou administrativo.

    3.1.10. O POVO + poderá disponibilizar os seus dados, assinante, com entidades de segurança e prevenção a fraudes, para fins de: a) cumprir obrigação contratual;

    b) fazer valer os termos e condições desta Política e/ou de termos de uso de Serviços específicos contratados por você;

    c) prevenir atividades ilegais, fraudulentas ou suspeitas;

    d) prevenir problemas técnicos ou de segurança; e

    e) denunciar violações e/ou proteger nossos direitos e propriedades.

    3.1.11. O POVO + poderá disponibilizar os seus dados, assinante, com parceiros de mensuração, para fins de realizar análises de audiência, alcance e relevância e relatório de mensuração dos Serviços.

  4. 4. Dos cookies e sua utilidade

    4.1. Ao navegar nas plataformas do O POVO + sem desabilitar cookies, sem optar por uma navegação anônima ou, ainda, sem ter realizado o descadastramento (opt-out) da plataforma data management platform(DMP), você compartilha com O POVO + o seu histórico de acesso de aplicações, sendo este armazenado por meio do emprego de tecnologias específicas para coleta de informações (“Identificadores Anônimos” e “cookies”). Portanto, é importante você, assinante, saber o que são cookies e sua utilidade, conforme pode ser visto nos itens abaixo:

    4.2. Os cookies são arquivos de internet que armazenam temporariamente o que Você, assinante está visitando na rede de computadores. Esses byes geralmente possuem formato de texto e não ocupam praticamente nenhum espaço no disco rígido do computador, pois são pequenos arquivos de texto enviados e armazenados no seu navegador web, servindo para reconhecer, acompanhar e armazenar sua navegação.

    4.3. O POVO + irá utilizar os cookies para observar padrões de sua navegação, mapeando quais áreas dos Serviços você visitou e seus hábitos de visita como um todo, lembrando quem é você. O POVO + usa essa informação para:

    a) verificar a sua rotina de navegação;

    b) oferecer conteúdo, publicidade e/ou serviços cada vez mais personalizados;

    c) permitir o cruzamento com os Dados da sua Conta O POVO +;

    d) facilitar e agilizar o preenchimento de formulários;

    e) mensurar interações e audiência dos Serviços; e

    f) acompanhar o andamento de promoções.

    4.4. Prestadores de serviços de tecnologia poderão utilizar seus próprios cookies nos Serviços, com a autorização do O POVO +, para prestação de serviços ao O POVO +. Tais cookies coletarão os seus Dados, assinante, nas propriedades do O POVO + para as finalidades previstas nesta política de privacidade.

    4.5. A maioria dos navegadores é configurada para aceitar automaticamente os cookies. Você pode, contudo, alterar as configurações para bloquear cookies ou alertá-lo quando um cookie estiver sendo enviado ao seu dispositivo. Existem várias formas de gerenciar cookies, sendo possível criar um bloqueio geral para cookies, bloquear cookies de um site específico e até mesmo bloquear cookies de terceiros em relação a um site. Porém, é preciso alertar que bloquear todos os cookies vai afetar o funcionamento da sua experiência como assinante, pois não será possível que O POVO + possa identificar suas preferências e recomendar conteúdo e publicidade relevantes e de seu interesse.

    4.6. Você, assinante, pode consultar as instruções do seu navegador para saber mais sobre como ajustar ou alterar suas configurações, lembrando que a configuração desejada deve ser replicada em todos os dispositivos utilizados para acessar os Serviços (como computadores, smartphones, tablets).

  5. 5. Da coleta de dados por terceiros

    5.1. Terceiros podem coletar dados a partir dos Serviços prestados pelo O POVO +, conforme abaixo:

    5.1.1. O POVO + possuí parceiros que incluem tags, pixels e cookies em suas propriedades, onde estas tecnologias permitem acompanhar as atividades dos assinantes em nossas propriedades para lhes oferecer publicidades direcionadas com frequência de exposição adequada, sempre buscando proporcionar a Você, assinante, uma experiência personalizada.

    5.1.2. O POVO + possuí diversos parceiros e/ou patrocinadores que criam e oferecem a Você, assinante, bens e serviços, além de sorteios e promoções através das suas próprias propriedades que são acessadas a partir dos Serviços. Os Dados que Você, assinante, fornece quando visita e/ou completa transações nesses sites de terceiros são solicitados e obtidos por esses parceiros e/ou patrocinadores, estando assim sujeitos às suas próprias práticas de obtenção e uso de Dados, excluídas quaisquer interferências do O POVO + em tais operações.

    5.2. Para obter informações sobre as normas de uso de Dados desses parceiros, anunciantes e/ou patrocinadores, Você, assinante, pode consultar suas respectivas políticas de privacidade no próprio site do parceiro, anunciante e/ou patrocinador.

    O POVO se reserva no direito de modificar quando desejar a sua política de privacidade para se adaptar às expectativas dos seus usuários, portanto, sendo importante que você consulte a política de nossa instituição regularmente e, caso não concorde com as alterações promovidas, entre em contato com os canais de relacionamento desta instituição ou descontinue o uso do seu serviço.

  6. 6. Armazenamento

    6.1. Os seus Dados, assinante, poderão pelo O POVO + ser transferidos, armazenados e processados dentro e/ou fora do Brasil ou por seus parceiros, de acordo com essa Política, além de seguir padrões aceitáveis de segurança e confidencialidade, para fins de prestação dos Serviços a Você, assinante.

  7. 7. Em caso de pedido de exclusão de seus dados

    7.1. O POVO + caso Você, assinante, solicite a exclusão de seus Dados, poderá mantê-los nos seguintes casos:

    a) pelo prazo necessário para defesa em processos judiciais, administrativos e arbitrais;

    b) para cumprimento de obrigação legal;

    c) para o exercício regular de direitos; e

    d) para fazer valer os direitos do O POVO + com base no contrato de assinatura e/ou termo de uso aplicável.

  8. 8. Da veracidade das informaçôes

    8.1. Caro assinante, a veracidade dos dados fornecidos por você é de suma importância, tendo em vista ser por meio destes que O POVO + irá realizar contato com Você, o que o torna responsável pelas declarações que prestar e que vierem a causar prejuízos ao O POVO +, a si e/ou a terceiros por falsas informações passadas.

  9. 9. Proteção das informações

    9.1. O POVO + adota os níveis elevados de segurança de proteção de dados baseados nas melhores práticas adotadas pelo mercado, tomando todas as medidas necessárias para evitar a perda, mau uso, alteração, acesso não autorizado ou subtração indevida dos seus dados pessoais. Para tal, alguns destes meios são as senhas de segurança e as criptografias utilizadas em seus servidores e nos dados trafegados.

    9.2. Mesmo diante de todos os esforços empreendidos pelo O POVO + a fim de garantir a segurança dos seus dados, a utilização de serviços e o acesso a conteúdos, envolve alguns riscos e exposições. Portanto, é imprescindível que Você, assinante, também faça a sua parte, tomando as seguintes medidas que podem reduzir os riscos envolvidos:

    a) atualize sempre o sistema operacional e antivírus do seu computador;

    b) tenha atenção redobrada ao acessar contas pessoais em computadores ou redes de acesso público ou de terceiros;

    c) use o botão “sair” ou “logoff”, após finalizar sua navegação;

    d) nunca informe sua senha a terceiros;

    e) crie uma senha difícil de ser adivinhada, combinando letras, números e caracteres especiais;

    f) evite utilizar uma única senha para vários sites e não esqueça de trocá-las periodicamente ou imediatamente em caso de suspeita que foi comprometida;

    9.3. Caso Você, assinante, compartilhe seu computador, celular, tablet ou outro meio de acesso ao O POVO +, é muito importante que você tome certos cuidados, pois suas informações pessoais ficam vinculadas não apenas ao seu perfil de cadastro, mas também ao navegador web (browser) utilizado. Portanto, sugere-se a criação de uma conta no próprio aparelho (computador, celular, tablet) para cada usuário;

    9.4. As mensagens enviadas por e-mail trarão a opção de cancelar o envio. Caso receba alguma promoção identificada como sendo do O POVO +, ou de parceiros do O POVO +, e tenha dúvidas sobre sua veracidade, você pode consultar no O POVO +, através de seus canais de contato dispostos nas plataformas do O POVO +.

    9.5. Dentro do disposto nesta política de privacidade e segurança, O POVO + usará todos os meios possíveis para proteger a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos dados, sendo tais informações incorporadas ao seu banco de dados, ficando armazenadas em sua sede, restritas apenas a funcionários e pessoas autorizadas;

    9.6. Os seus dados nunca serão transferidos pelo O POVO + a terceiros que não sejam nos termos do permitido descritos nesta política de privacidade;

  10. 10. Considerações gerais

    10.1. No caso de conflitos existentes entre regras e instrumentos listados nestas políticas de privacidade e segurança, deverão prevalecer regras e condições sobre produtos e/ou serviços específicos tal como disponibilizados por escrito pelo O POVO +.

    10.2. Os termos aqui presentes, bem como a relação decorrente das ações aqui compreendidas, assim como qualquer disputa que surja em virtude disto será regulada exclusivamente pela legislação brasileira.

    10.3. Fica eleito o Foro da Comarca de Fortaleza, Capital do Estado do Ceará, para dirimir quaisquer questões oriundas da utilização dos Conteúdos e/ou violação destes Termos, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

    10.4. Caso haja mudança em algum item desta política de privacidade e segurança, todos os assinantes serão avisados, e o novo texto será publicado nesta página.

Última atualização: 11 de maio de 2020

Logo O POVO Mais