Logo O POVO+
Tá na hora de parar de tratar reconhecimento facial como panaceia
Foto de André Bloc
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formado na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi repórter do Vida&Arte, redator de Primeira Página e, desde 2018, é editor de Esportes. Trabalhou na cobertura das copas do Mundo (2014) e das Confederações (2013), e organizou a de 2018. Atualmente, é editor-chefe de Cidades do O POVO. Assinou coluna sobre cultura pop no Buchicho, sobre cinema no Vida&Arte e, atualmente, assumiu espaço sobre diversidade sexual e, agora, escreve sobre a inserção de minorias (com enfoque na população LGBTQ+) no meio esportivo no Esportes O POVO. Twitter: @andrebloc

André Bloc esportes

Tá na hora de parar de tratar reconhecimento facial como panaceia

A tecnologia pode ser uma delícia. Mas restam (muitas) questões a serem resolvidas até que ela seja de fato útil
Tipo Opinião

A cena é comum. Banal. Um grupo de policiais se dirige a um suspeito no estádio e o detém. Um criminoso a menos nas arquibancadas, tudo graças aos avanços tecnológicos. Ou não?

O caso ocorreu em Aracaju, durante a final do Campeonato Sergipano. Um homem — negro — aguardava o retorno do intervalo do jogo quando foi abordado pelo policiamento. A tecnologia de reconhecimento facial o reconhecera como sujeito foragido da lei. Portanto, parecia hora do xadrez para o moço que se distraía no celular.

O final foi feliz. A miopia da máquina foi desfeita pela checagem humana, com auxílio de documentos digitais que, por sorte, o suspeito fortuito portava. Segundo o relato do ex-brevemente-quase-criminoso, a polícia local garantiu que mais cedo o olhar robótico da biometria reconhecera um criminoso real, prontamente detido por nossos homens da lei.

A tecnologia é tratada como a cura de todos os males. Panaceia, conforme apelidaram os gregos. E assim ignoramos ônus para aceitar bônus.

Da minha parte, confesso que a realidade de liberar o acesso ao meu celular a partir da biometria facial me parece uma brusca virada de esquina para a ficção orwelliana. Minha imagem nem mais pertence a mim, é propriedade da Apple.

As ocasionais prisões motivadas pelo tal reconhecimento facial fazem com que gestores de segurança pública tratem tal tecnologia como a famigerada panaceia. Ignorando o que causa a violência. Ignorando a renovação da promessa de encarceramento em massa. Ignorando a promoção de uma sociedade de vigilância eterna. Ignorando leis de proteção de dados e imagens. Ignorando o bom e velho viés, do qual a tecnologia é tão pouco imune quanto a humanidade.

Lá em cima, ressaltei, entre travessões, que o sujeito abordado em Aracaju é negro. Não era um desvio na minha (irrefreavelmente) sinuosa narrativa. É que tal qual a fotografia em sua origem, o reconhecimento facial surgiu com histórico de viés racial. O que talvez faça com que combine perfeitamente com a atividade policial, mas divago.

Em suma, o reconhecimento facial erra. E erra mais com pessoas negras.

E ainda que eu admita ver potenciais, a imagem de alguém preso injustamente — o ônus, único que seja —, não é suplantado pelos tantos presos com justiça — os bônus, ainda que potencialmente comuns.

A tecnologia avança a cada caractere que escrevo. Os estudos de 2020, 2021, que provavam existir um viés racial nas mais comuns tecnologias de reconhecimento facial, devem ter avançado. Mas a quem cabe julgar qual a boa e qual a má tecnologia?

Lá em casa, a abertura do portão do prédio é por biometria facial. Meu irmão, quando vai me visitar, não precisa interfonar: a máquina libera o acesso, com a legenda "André Bloc". 

Foto do André Bloc

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?