Logo O POVO+
Nikolas Ferreira e a "isca" da despolarização
Foto de Clóvis Holanda
clique para exibir bio do colunista

É editor de cultura e entretenimento do O POVO. Sua coluna, publicada todos os dias, trata de economia, política e costumes a partir de personagens em evidência no Ceará, no Brasil e no mundo.

Clóvis Holanda comportamento

Nikolas Ferreira e a "isca" da despolarização

Para além dos erros de Comunicação do Planalto e da incapacidade da esquerda, até aqui, de entrar efetivamente na arena da disputa pela atenção dos brasileiros ultraconectados, um aspecto chama atenção na fala do jovem parlamentar.
Deputado federal Nikolas Ferreira (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Deputado federal Nikolas Ferreira

Que a turma da direita dá aula de como atingir as massas com seus conteúdos multimídia já sabemos. Também foi extremamente abordada a perspicácia do vídeo de Nikolas Ferreira sobre as mudanças propostas pela Receita Federal em relação ao PIX, cuja popularidade e ampla disseminação vêm sendo apontadas como os motivos mais contundentes para que o Governo voltasse atrás na intenção de fazer um pente fino nos montantes não declarados e movimentados pelo meio digital. 

Para além dos erros de Comunicação do Planalto e da incapacidade da esquerda, até aqui, de entrar efetivamente na arena da disputa pela atenção dos brasileiros ultraconectados, um aspecto chama atenção na fala do jovem parlamentar. 

Quase no final do take, ele conclama a audiência "seja de direita ou de esquerda" a protetar junto com ele contra a medida. Temos de convir que essa abordagem é rara nas manifestações dos figurões de referência nesse polo político não apenas no Brasil, como no mundo. "Patriotas de um lado", "comunistas de outro", tanto que essa compreensão de impossibilidade da convivência entre os dois lados desaguou da seara pública para as famílias. 

No vídeo de Nikolas, diferente dos apelos a questões ideológicas de foro íntimo e, portanto, de menor urgência perante todas as problemáticas da realidade brasileira, ele vai no âmago de qualquer cidadão atualmente: o bolso, lembrando, ao mesmo tempo, que todos os impostos não são revertidos em políticas plúbicas das quais possamos nos orgulhar. Nem parece aquele garoto com peruca loira, na tribuna da Câmara dos Deputados, se apresentando como "Nikole". 

Ainda é cedo para afirmar que a extrema direita está realinhando seu discurso de olho numa fatia menos ortodoxa e mais pragmática do eleitorado, para o qual é importante a harmonia e o respeito entre todas as forças políticas e institucionais envolvidas no jogo, mas há, nesse pequeno detalhe e, até, numa certa e nova mansidão da expressão vocal e gestual do parlamentar, fortes indicativos de um novo perfil para 2026. 

Aguardemos cartas...  

Foto do Clóvis Holanda

Sociedade, política, tendências. Tudo junto com uma pitada de bom humor. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?