Logo O POVO+
Onde você mora? Aonde você vai? Parece igual, mas não é
Foto de Daniela Nogueira
clique para exibir bio do colunista

Jornalista (UFC-CE) e licenciada em Letras (Uece), é doutoranda em Linguística (PPGLin-UFC), mestra em Estudos da Tradução (UFC-CE), especialista em Tradução (Uece) e em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio). No O POVO, já atuou como ombudsman, editora de Opinião, de Capa e de Economia, além de ter sido repórter de várias editorias. É revisora e tradutora.

Onde você mora? Aonde você vai? Parece igual, mas não é

"Onde" e "aonde" têm significados diferentes. Há quem memorize assim: "onde" remete a algo estático; "aonde" indica algo em movimento, em deslocamento. Se funcionar para você, ótimo!
Tipo Notícia

SÃO PALAVRAS PARECIDAS e têm a mesma ideia de lugar/localização, mas "onde" e "aonde" têm significados diferentes. Há quem memorize assim: "onde" remete a algo estático; "aonde" indica algo em movimento, em deslocamento. Se funcionar para você, ótimo! "Onde" pode ser substituída por "em que", "na qual" ou "no qual". Exemplo: "A cidade onde moro é quente" (= na qual moro). Para usar o "aonde", basta substituir por "para onde". Se fez sentido, funciona. Exemplo: "Aonde você vai?" (= Para onde você vai?), "Vou ver aonde ele foi" (= Vou ver para onde ele foi).

Onde

A PALAVRA "onde" expressa a ideia de um lugar físico. Exemplo: "Voltei à cidade onde nasci". Cidade é um lugar. Certo! Mas veja a frase: "Vi o filme onde aquele ator estreia". Filme não é um lugar. Então, mude o conectivo: "Vi o filme no qual aquele ator estreia". Aí, sim!

Aonde = para onde

UMA DICA que falo sempre é: para saber se o "aonde" está certo, é só substituir por "para onde". Exemplo: "Aonde você nasceu?". Ao substituir por "Para onde", não faz sentido. Exemplo: "Aonde você quer me levar?". Mudemos: "Para onde você quer me levar?".

Faz sentido. Certo!

Em vez de/ Ao invés de

OUTRO PAR DE PALAVRAS que parece sinônimo, mas não é, é o "em vez de" e "ao invés de". Vejamos

a diferença.

"Em vez de" = no lugar de.

"Ao invés de" = ao contrário de.

Assim, a expressão "ao invés de" deve ser usada quando há ideias contrárias, inversas. Exemplos: "Ao invés de falar, ele se calou", "O elevador subiu ao invés de descer".

E a expressão "em vez de" deve ser usada quando a ideia é mostrar a substituição de uma coisa por outra. Exemplos: "Em vez de ir à praia, fui dormir", "Ela ficou em casa em vez de viajar".

Na dúvida, use o "em vez de", que tem um sentido mais geral.

SALVA A DICA!

Vamos resolver a questão a seguir?

1. (IDHTEC - Câmara de Machados - Técnico Contábil - 2024) Complete as assertivas com o advérbio interrogativo adequado:

1. __________ viver aqui?

2. __________ estão os fatos?

3. __________ vocês querem chegar?

4. Não sei __________ estão as falhas no projeto.

5. Ignoro __________ vocês irão.

O quesito que corretamente

preenche os espaços é:

a) 1. porquê; 2. aonde; 3 . onde; 4 . onde; 5 . aonde.

b) 1. porque; 2. aonde; 3. onde; 4 . onde; 5 . onde.

c) 1. por que; 2. onde; 3 . aonde; 4. onde; 5 . aonde.

d) 1. porque; 2. onde; 3. aonde; 4. aonde; 5. onde.

e) 1. por que; 2. onde; 3 . onde; 4 . aonde; 5 . onde.

Em 1., usa-se "por que" para fazer a pergunta. Em 2., o certo é "onde". O "aonde" não faz sentido aqui. Em 3., o certo é "aonde", já que a ideia é: chega-se a algum lugar. Em 4., o "onde" é o que completa a frase. E em 5., o certo é "aonde", pois a ideia é: vocês irão a algum lugar. Assim, a sequência correta é: por que, onde, aonde, onde e aonde. Letra c).

SUGESTÕES?

Por favor, escreva para: danielanogueira@opovo.com.br Volto daqui a 15 dias.

 

Foto do Daniela Nogueira

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?