Jornalista (UFC-CE) e licenciada em Letras (Uece), é doutoranda em Linguística (PPGLin-UFC), mestra em Estudos da Tradução (UFC-CE), especialista em Tradução (Uece) e em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio). No O POVO, já atuou como ombudsman, editora de Opinião, de Capa e de Economia, além de ter sido repórter de várias editorias. É revisora e tradutora.
CAUSA DÚVIDA O TERMO "PREFEITURA MUNICIPAL". É redundante? Vale lembrar: redundância é um vício de linguagem caracterizado pela repetição desnecessária dos termos. São exemplos: "repetir de novo" (repetir já é dizer de novo), "protagonista principal" (o protagonista já é o personagem principal), "adiar para depois" (adiar só pode ser para depois) além dos clássicos "subir pra cima", "entrar pra dentro" etc. Assim, há gramáticos que sugerem evitar o uso de "prefeitura municipal". Afinal, prefeitura já é do Município. E há gramáticos que defendem o "prefeitura municipal", pelo uso já consagrado da expressão no dia a dia. Como não há um consenso ainda, indico sempre evitar esse uso específico em redações em geral. Use o "Prefeitura da cidade tal" e "prefeito da cidade tal".
Prefeito do campus
ALÉM DA PREFEITURA do município, existem as prefeituras universitárias, na estrutura das grandes universidades. Nesse caso, há o "prefeito do campus" e fala-se em "prefeitura do campus". Tudo certo.
Literário
HÁ REDUNDÂNCIA em "há um ano atrás". Ou se usa "há um ano" ou "um ano atrás". Sempre vem a pergunta: mas Raul Seixas canta "eu nasci há 10 mil atrás". Está certo? Raul faz uso da redundância literária, que é a repetição feita de forma proposital em textos literários, como uma música ou uma poesia. Tem o sentido de reforço semântico ou estilístico. Assim como Vinicius de Moraes faz em "E rir meu riso e derramar meu pranto". E Roberto Carlos canta em "Detalhes tão pequenos de nós dois".
Outros exemplos
VEJA MAIS EXPRESSÕES REDUNDANTES:
acabamento final
conclusão final consenso geral conviver juntos decapitar a cabeça encarar de frente elo de ligação fato real inaugurar novo prédio lançar novo livro manter o mesmo metades iguais opinião pessoal panorama geral pequeno detalhe surpresa inesperada
SALVA A DICA!
As provas do Enem ocorrerão no começo de novembro. Aqui, algumas dicas para a prova de redação. Nas colunas passadas, abordamos noções do texto dissertativo-argumentativo, os cuidados para não obter nota zero e a Competência 1.
1. LEMBRE QUE A PROVA de redação do Enem é corrigida com base em cinco competências. Em cada uma, o candidato pode atingir até 200 pontos. Assim, somam-se os 1.000 pontos que a prova vale. A Competência 1 trata do domínio da escrita formal.
2. A COMPETÊNCIA 2 TRATA da compreensão da proposta da redação. O candidato precisa mostrar que compreendeu o tema a ser desenvolvido e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema. Precisa fazer isso nos limites da estrutura do texto em prosa, demonstrando que tem domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. O texto dissertativo tem uma estrutura básica de introdução, dois parágrafos de desenvolvimento e um de conclusão.
3. A COMPETÊNCIA 3 ANALISA a seleção, a organização e a interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Assim, é importante que a argumentação esteja baseada em fatos, algo que tenha fundamento. Essas ideias devem estar apoiadas em dados, exemplos e argumentos. Para assegurar os 200 pontos nesta competência, o candidato precisa apresentar as ideias relacionadas ao tema, de forma consistente e organizada.
SUGESTÕES?
Por favor, escreva para: danielanogueira@opovo.com.br
Volto daqui a 15 dias.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.