Logo O POVO+
Voo sem acento, mas continua com assento
Foto de Daniela Nogueira
clique para exibir bio do colunista

Jornalista (UFC-CE) e licenciada em Letras (Uece), é doutoranda em Linguística (PPGLin-UFC), mestra em Estudos da Tradução (UFC-CE), especialista em Tradução (Uece) e em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio). No O POVO, já atuou como ombudsman, editora de Opinião, de Capa e de Economia, além de ter sido repórter de várias editorias. É revisora e tradutora.

Voo sem acento, mas continua com assento

Da polêmica em torno do assento do avião às regras gramaticais. Fique atento às palavras homófonas!

ASSUNTO QUE TEM REPERCUTIDO nos últimos dias envolve a cadeira de um avião. Lembre que o móvel ou o local em que nos sentamos é o assento, com ss. Não é raro vermos a confusão com acento, com c, palavra que também existe. A diferença é que acento é o sinal gráfico nas letras, como o acento agudo ou o circunflexo. Também pode se referir ao tom de voz ou ao sotaque. Ambas as palavras têm a mesma pronúncia (assento/acento), porém grafias e escritas diferentes. São chamadas de homófonas. E vale destacar: voo não tem mais acento, mas continua com assento.

MAIS EXEMPLOS

VEJAMOS OUTROS exemplos de palavras homófonas. Cauda (rabo) e calda (líquido doce): "O animal está sem a cauda" e "Gosto de pudim com calda". Conserto (reparação) e concerto (espetáculo): "A geladeira está quebrada e precisa de conserto" e "Vou ao teatro ver um concerto de Natal".

MAIS EXEMPLOS

TRAZ (CONJUGAÇÃO do verbo trazer) e trás (advérbio de lugar). Exemplos: "Ele traz o lanche todo dia", "Eu viajei no banco de trás", "Ela estava por trás disso tudo". Por ora (= por enquanto) e por hora (= a cada 60 minutos). Exemplos: "Por ora, não quero falar sobre isso" e "O carro estava a 80 quilômetros por hora".

PISCA-PISCA

CHEGA O FIM DO ANO e vemos muitas ações de solidariedade. São chamadas de ações beneficentes, e não "beneficientes". Refere-se a algo para fazer caridade, para ajudar outras pessoas.
Exemplos: "A empresa fará um bazar beneficente", "A igreja ofertará um jantar beneficente".

Outra palavra bastante usada neste período é o pisca-pisca, aquele conjunto de luzes para iluminar árvores de Natal e varandas das casas. Mas e se usarmos mais de um, como se faz o plural?

Em geral, quando as palavras do substantivo composto se repetem (corre-corre, tico-tico, reco-reco), só o segundo elemento é flexionado (corre-corres, tico-ticos, reco-recos).

Assim, seria pisca-piscas. Mas, neste caso, a gramática tem admitido o plural também das duas palavras: piscas-piscas.

SALVA A DICA!

Eu desejo "feliz Natal" com iniciais minúsculas ou maiúsculas?

FERIADOS, RELIGIOSOS OU NÃO, e datas comemorativas são considerados nomes próprios. Desse modo, são escritos com a inicial maiúscula: Natal, Páscoa, Dia das Crianças etc. No entanto, "feliz" não precisa ser escrito com a inicial maiúscula. Assim, dizemos: "Eu desejo a você um feliz Natal". É claro que, se começar a frase, usa-se a inicial maiúscula em "feliz": "Feliz Natal".

Se usado como adjetivo ou substantivo simples, escreve-se com letra minúscula: "Baturité é minha terra natal", "Ela está fazendo os exames de pré-natal".

Quero tirar foto com o Papai Noel ou com o papai-noel?

AS DUAS FORMAS existem: Papai Noel e papai-noel. Papai Noel, com as iniciais maiúsculas, é aquele bom velhinho fofo. O plural é Papais Noéis. A palavra papai-noel, com as iniciais minúsculas e com hífen, significa um presente, uma lembrancinha de Natal. É uma forma bem menos usada, é verdade, mas é bom saber que ela existe. O plural é papais-noéis.

Com champanhe, uva-passa e peru.

A ÉPOCA TAMBÉM é de champanhe (no masculino), uva-passa (com hífen) e peru (sem acento). Quer você goste, quer não, uva-passa é escrita com hífen (Eu amo! Pode colocar em tudo!). O plural é uvas-passas. O período também pede brinde com champanhe, com NH. "Champagne" com GN é a palavra em francês. Além disso, todo champanhe é de origem francesa. Dizer "champanhe francês" é pleonasmo (como entrar pra dentro, elo de ligação, surpresa inesperada). Use só champanhe mesmo. E peru sem acento, assim como as oxítonas terminadas em u (caju, canguru, cru).

SUGESTÕES?

Por favor, escreva para: danielanogueira@opovo.com.br

Volto daqui a 15 dias.

 

Foto do Daniela Nogueira

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?