Jornalista (UFC-CE) e licenciada em Letras (Uece), é doutoranda em Linguística (PPGLin-UFC), mestra em Estudos da Tradução (UFC-CE), especialista em Tradução (Uece) e em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio). No O POVO, já atuou como ombudsman, editora de Opinião, de Capa e de Economia, além de ter sido repórter de várias editorias. É revisora e tradutora.
O latim está até hoje em muitos termos que usamos dia a dia. Na nomenclatura científica, no âmbito jurídico e na frase que marca o anúncio oficial do nome do novo líder da Igreja Católica
Foto: Alberto PIZZOLI/AFP
ROBERT Prevost acena do balcão da Basílica de São Pedro após ser anunciado papa Leão XIV
A FRASE EM LATIM QUE MARCA O ANÚNCIO oficial do nome do novo líder da Igreja Católica finalmente foi dita na semana que passou. O tradicional "Habemus Papam" é declarado, em geral, uma hora depois da fumaça branca que sai da chaminé do Vaticano. A expressão, em latim, é formada pelo verbo e pelo nome e significa "Temos um papa". A forma "Habemus" é a conjugação do verbo "habere" (ter) no presente na primeira pessoa do plural (nós). Pai, em latim, é "papa". Aqui, é usado "papam", porque está no caso acusativo (aquele que indica objeto direto). Assim, "papam" é o objeto direto na língua latina e está no caso acusativo.
LATIM
NÃO HÁ ARTIGOS no latim. Para substituí-los e indicar as funções das palavras na oração, usam-se terminações diferentes. Assim, a palavra vai mudando à medida que ocupa determinada função na oração. Essas terminações são chamadas de casos. O radical da palavra não se altera. O que muda são as terminações que vão caracterizando cada caso.
CASOS
SÃO SEIS CASOS no latim: nominativo (sujeito e predicativo do sujeito), acusativo (objeto direto), dativo (objeto indireto), vocativo (vocativo), ablativo (adjunto adverbial) e genitivo (adjunto adnominal).
EXEMPLOS
HÁ PALAVRAS invariáveis no latim. Mas substantivos, adjetivos e pronomes são palavras declináveis - que são flexionadas de acordo com os casos que correspondem às funções sintáticas que elas desempenham nas frases.
Assim, os nomes assumem formas diferentes em gênero, número e caso.
Vejamos algumas possibilidades da palavra "amor".
- No singular
amoris (do amor - caso genitivo), amori (ao amor - caso dativo), amore (pelo amor - caso ablativo), amorem (o amor - caso acusativo).
- No plural
amorum (dos amores - caso genitivo), amoribus (aos amores - caso dativo), moribus (pelos amores - caso ablativo), amores (os amores - caso acusativo).
No caso de "rosa": se for sujeito singular (nominativo), é rosa. Se for sujeito plural, é rosae. Se for usada como objeto direto no singular (acusativo), é rosam. No plural, rosas. E por aí vai.
Então, precisa-se de um conhecimento básico de análise sintática para estudar latim? É, precisa.
EXPRESSÕES NO DIA A DIA
O LATIM ESTÁ até hoje em muitos termos que usamos dia a dia. A nomenclatura científica, por exemplo, padroniza os nomes científicos dos seres vivos e é usada a partir de palavras em latim. Um exemplo é o Homo sapiens - o primeiro termo com a inicial maiúscula e o segundo em minúsculo. O cachorro é Canis familiaris.
OUTROS TERMOS
VEJA outros exemplos de termos em latim usados até hoje - seja no meio acadêmico, seja especificamente no âmbito jurídico: apud (de acordo com), condicio sine qua non (condição necessária), corpus (corpo, elemento material), data venia (com a devida permissão), grosso modo (superficialmente), Honoris Causa (por motivo honorífico, para render homenagem), latu sensu (em sentido amplo), modus operandi (a maneira de operar), persona non grata (pessoa que não é bem-vinda) e sub judice (sob decisão judicial).
SUGESTÕES
Se tiver sugestões de assunto a ser tratado na coluna, escreva, por favor, para: danielanogueira@opovo.com.br
Dicas de português para ajudar no dia a dia. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.