Logo O POVO+
A Era da Experiência
Foto de Élcio Nagano
clique para exibir bio do colunista

Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece,  aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia. 

Élcio Nagano gastronomia

A Era da Experiência

.
Tipo Opinião
Kaisseki - Banquete Japonês (Foto: Élcio Nagano )
Foto: Élcio Nagano Kaisseki - Banquete Japonês

O mercado de gastronomia vive um período dasafiador! O cliente está mais seletivo, e sua escolha vai para o restaurante que oferecer a melhor experiência... Mas o que é essa experiência?

As melhores experiências gastronômicas devem provocar o encantamento do cliente, através dos 5 sentidos:

  • Paladar - o sabor do prato deve ser mais do que perfeito - deve ser surpreendente!
  • Olfato - o aroma deve ser agradável.
  • Visão - a apresentação do prato deve ser uma obra de arte, pois a maioria deseja compartilhar a imagem através das redes sociais. Há cursos de Plating (montagem artística de pratos).
  • Tato - o prato deve apresentar contraste de texturas agradáveis.
  • Audição - uma boa sonorização do ambiente eleva o nível da experiência.

Alguns restaurantes vão além dos 5 sentidos para encantar o cliente. Vou dar aqui alguns exemplos de experiências gastronômicas criativas ao redor do mundo:

  • Dinner in the Sky - jantar servido em uma mesa suspensa por um guindaste a dezenas de metros do solo
  • - Refeição servida em cabanas nos Andes Peruanos
  • Le Jules Verne - restaurante localizado no segundo andar da Torre Eifel
  • Banquetes Kaisseki japoneses, servidos nos hotéis Ryokan (pousadas típicas japonesas), onde você é obrigado a usar trajes japoneses

Mas, não é preciso ir tão longe para viver uma experiência inesquecível. Vou concluir o texto relembrando uma das experiências inesquecíveis que tive o privilégio de vivenciar aqui no Ceará. Há uns 10 anos criamos uma confraria que chamamos de Jantar da Lua Cheia (Miriam e eu, Andrea e Marcus Novais, Elaine e Paulo Aldrighi, Iede e Alexandre Bewerth). Conhecemos um casal que tinha um restaurante em Mundaú (Robertinho e sua esposa que é uma cozinheira excelente), que topou o nosso projeto - fazer um jantar na noite de lua cheia, servido em uma mesa ao ar livre, iluminada pela lua cheia e pelo reflexo nas dunas. O casal anfitrião tinha muito bom gosto, e a mesa era sutilmente decorada com conchas e a música ambiente era MPB. Nós levávamos os vinhos e as taças. Experiência fantástica!!!

Foto do Élcio Nagano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?