Logo O POVO+
Bibimbap: comida de dorama coreano
Foto de Élcio Nagano
clique para exibir bio do colunista

Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece,  aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia. 

Élcio Nagano gastronomia

Bibimbap: comida de dorama coreano

Esse prato já foi recentemente listado entre os 50 pratos mais deliciosos do mundo em uma pesquisa compilada pela CNN Travel
Tipo Opinião
Bibimbap: mix de sabores queridinho dos dorameiros (Foto: Taste/Divulgação)
Foto: Taste/Divulgação Bibimbap: mix de sabores queridinho dos dorameiros

Escrevi sobre a comida dos doramas coreanos há pouco tempo e acabei me dando conta de que esse é um assunto que desperta o interesse de muita gente, pois recebi muitos comentários positivos...

Lançamos um curso chamado "Cozinha Coreana - Comida de Dorama" no Espaço Gastronomia Edil Costa, que logo se tornou um dos cursos mais procurados dessa escola.

Por isso decidi dar continuidade ao tema e vou descrever o meu prato coreano preferido - o Bibimbap. "Bibim" significa misturado e "bap" é arroz cozido. A origem do prato é desconhecida, mas há registros do prato em um livro de culinária do início do século XIX.

Esse prato já foi recentemente listado entre os 50 pratos mais deliciosos do mundo em uma pesquisa compilada pela CNN Travel.

O arroz cozido (geralmente o arroz tipo japonês, cozido somente com água, sem tempero) é colocado em bowls individuais ou em uma panela para ser compartilhada. Sobre o arroz são colocados os vegetais disponíveis previamente salteados. Geralmente eu faço o meu

Bibimbap com cenoura cortada em juliene, espinafre, cogumelos shitake e brotos de feijão.

Esses vegetais são dispostos radialmente de forma que se destaque o contraste de suas cores.

Junto com os vegetais coloco fatias de carne, ou carne moída também salteadas. A proteína pode ser substituída por frango ou frutos do mar. Finalmente coloco 1 (ou mais) ovo frito com a gema mole. Esse mosaico de cores e sabores é levado à mesa e finalizado com o picante e fantástico molho Bibimbap, para ser misturado e degustado.

Molho Bibimbap

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de gochujang (Obs. O gochujang é uma pasta fermentada de pimenta, e para mim é a essência do sabor coreano)
  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de água
  • 1 colher de chá de vinagre
  • 1 colher de chá de alho picado

Procedimento:

  • Misturar a frio, os ingredientes em um bowl 
Foto do Élcio Nagano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?