Logo O POVO+
O strogonoff de Sobral
Foto de Élcio Nagano
clique para exibir bio do colunista

Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece,  aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia. 

Élcio Nagano gastronomia

O strogonoff de Sobral

|clássico universal|
O strogonoff de Sobral (Foto: Stroggo/Divulgação)
Foto: Stroggo/Divulgação O strogonoff de Sobral

No século XIX, na Rússia, um chef francês que trabalhava para a rica família Stroganov, criou um prato que consistia em cubos empanados de carne num molho de mostarda e
caldo de legumes, finalizado com uma pequena porção de creme azedo (sour cream). Há controvérsias quanto a essa lenda gastronômica, mas esse prato, que teve origem
nesse período, invadiu o mundo e várias alterações foram sendo introduzidas em sua receita.

Na França foram introduzidos os champignons e o Strogonoff tornou-se um dos sofisticados pratos do restaurante Maxim's. Depois disso o prato se popularizou e hoje está presente em todos os continentes, sofrendo as adaptações impostas por cada cultura.

O strogonoff brasileiro pode ser feito com carne bovina, frango ou camarões; e o molho é feito com uma mistura de ketchup misturado com creme de leite e cogumelos. No Brasil esse prato tornou-se um prato presente nos encontros familiares comandados pelas mãos habilidosas das mães e, consequentemente, para muita gente o Strogonoff é comida afetiva.

E foram esses lembranças afetivas que levaram a gastrônoma Lizandra Couras, a empreender no projeto do Stroggo - um restaurante especializado nesse prato. Os pratos do Stroggo são preparados usando "o jeito russo", misturados com as técnicas e acompanhamentos que o brasileiro está acostumado.

A chef Lizandra Couras nos presenteou com uma de suas últimas receitas - o Strogonoff Mar e Terra.

 

Restaurante Stroggo

Onde: Av. Osvaldo Bezerra de Arruda, 990 (loja 02) Várzea Grande, Sobral

Valores: a partir de R$39,60

Mais informações:
no Instagram @stroggo

Foto do Élcio Nagano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?