Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece, aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia.
O mercado de alimentação de Fortaleza está sendo invadido pelos restaurantes asiáticos. Esse processo vem ocorrendo lentamente e tudo começou na década de 1980, com a abertura dos primeiros restaurantes chineses e japoneses. Os pioneiros japoneses nem imaginavam no potencial do mercado e começaram servindo os grelhados na chapa (teppan) e não serviam sushi.
O que houve nas décadas seguintes foi o fenômeno do sushi. A partir de 2011 chegaram os coreanos que vieram trabalhar na indústria siderúrgica do Pecém e trouxeram os primeiros restaurantes étnicos. Hoje, com a explosão da cultura coreana no entretenimento mundial, os restaurantes coreanos estão se popularizando... Outros restaurantes oferecem pratos da cozinha indiana, e tailandesa.
Também surgiram novas variações dos restaurantes japoneses, como os izakayas (botecos) e os restaurantes especializados em lámen. Enfim, a variedade é tanta, que o cliente está ficando confuso diante de tantas opções diferentes...
Por tudo isso, uma leitora me sugeriu que eu fizesse um resumo explicativo da Gastronomia Asiática.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.