Logo O POVO+
Sabores asiáticos no banquete natalino
Foto de Élcio Nagano
clique para exibir bio do colunista

Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece,  aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia. 

Élcio Nagano gastronomia

Sabores asiáticos no banquete natalino

Tipo Opinião
Frango à Pequim (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Frango à Pequim

O Natal não é uma festa com tradição na Ásia, tirando alguns redutos cristãos, e estima-se que apenas 5% da população o seja. Por isso não há pratos natalinos na Ásia, mas a gastronomia asiática tem contribuído muito para enriquecer o banquete natalino do mundo, principalmente com a tendência "fusion" da gastronomia contemporânea. Vou citar 3 exemplos:

Sushi

O Sushi é um dos pratos que ultrapassaram as fronteiras de prato étnico, alcançando um status de prato da cozinha internacional. Por isso é comum a presença do sushi na composição da mesa de frios dos banquetes natalinos, emprestando leveza e frescor ao buffet.

Pato à pequim

Conhecido no ocidente como pato laqueado, esse é um pato assado que tem a pele vitrificada de cor avermelhada brilhante, por causa do molho com o qual a ave é pincelada nos dias que antecedem a sua cocção em fornos especiais aquecidos com madeiras aromáticas. A pele fica crocante, mas a carne fica tenra e suculenta. Cada chef de cozinha tem os seus segredos e técnicas para se obter o melhor resultado

Molhos coreanos

A cultura k-pop (entretenimento coreano que invadiu o mundo com seus filmes, músicas e "doramas"...) despertou a curiosidade do mundo para a gastronomia coreana. E entre os diversos sabores da Coréia, destaca-se a pasta de pimenta vermelha fermentada conhecida como Goshujang, considerada uma das pimentas mais deliciosas do mundo. Devido à ação dos bacilos na pimenta o seu sabor atinge um complexo equilíbrio de picância com umami. E um de meus molhos preferidos hoje é o molho Bibimbap.

Molho Bibimbap.
Molho Bibimbap.

Molho Bibimbap

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de alho picado
  • 2 colheres de sopa de Goshujang
  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de água
  • 1 colher de chá de vinagre

Modo de fazer:

  1. Aquecer uma frigideira e colocar o óleo
  2. Fritar o alho
  3. Adicionar os demais ingredientes
  4. Assim que levantar a fervura o molho estará pronto

Utilização

  • Esse molho é o tempero do prato Bibimbap (arroz mesclado com carne, ovos e vegetais)
  • Esse molho vai muito bem com carne bovina, grelhada ou assada
  • Também vai bem com carne suína
Foto do Élcio Nagano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?