Logo O POVO+
A transformação das fazendas para a economia verde
Foto de Eliziane Alencar
clique para exibir bio do colunista

Eliziane Alencar é publicitária e diretora da Advance Comunicação

Eliziane Alencar ciência e saúde

A transformação das fazendas para a economia verde

A urgência de uma economia ética e sustentável: por um futuro sem exploração animal
Tipo Notícia
NOVA lógica econômica transforma fazendasem novos modelos produtivos (Foto: Divulgação/ Adobe )
Foto: Divulgação/ Adobe NOVA lógica econômica transforma fazendasem novos modelos produtivos

A questão ética com os animais é provavelmente o maior problema moral da humanidade. Estima-se que mais de 70 bilhões de animais terrestres são mortos por ano no mundo, para consumo humano. Quanto incluímos os animais aquáticos, são 1 trilhão. Isso é fruto de um modelo econômico decadente, que nutre uma cadeia de exploração e sofrimento, com impactos também na saúde das pessoas, riscos epidêmicos, devastação de florestas e crise climática.

Uma nova lógica econômica, contudo, tem ganhado força em vários países que já acordaram para um modelo viável, ético e sustentável. Holanda, Dinamarca e Alemanha, por exemplo, já transformaram a alimentação à base de plantas em política de estado, com a transformação de fazendas em novos modelos produtivos livres de exploração de animais, educação para adoção da alimentação à base de vegetais e estímulo à pesquisa e desenvolvimento de proteínas alternativas.

Para um planeta que recém saiu de uma pandemia global e vive o ponto de não retorno de uma crise climática que coloca em risco a existência humana, a mudança para a economia verde é urgente. Os animais têm pressa. O planeta tem pressa. A sobrevivência humana tem pressa.

Para ler

Capa do livro de escrito por Leah Garcés(Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação Capa do livro de escrito por Leah Garcés

TRANSFORMATION. The Movement to Free Us from Factory Farming. Escrito por Leah Garcés, presidente da Mercy for Animals, mostra como fazendas pecuárias nos Estados Unidos estão migrando sua atuação para outros modelos de negócio, mais lucrativos e sem crueldade animal. Um dos cases é da fazenda Halley, onde a família proprietária, que se via constantemente endividada para manter uma granja, fez a transição do negócio para plantação de cânhamo.

Receita

Foto da Caçarola de Cogumelos (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação Foto da Caçarola de Cogumelos

Caçarola de Cogumelos

Da chef Ana Mota, do Terrana.

Ingredientes

  1. 400g de cogumelos shimeji frescos e picados
  2. 100g de cebola roxa
  3. 50 g de pimentão vermelho
  4. 20 g de alho
  5. 100g de tofu firme
  6. 15 ml de suco de limão
  7. 100ml de molho shoyu
  8. 10g de gergelim torrado
  9. 100 ml de azeite ou óleo vegetal
  10. 50g de amido de milho
  11. Raspas de gengibre

Preparo: em uma caçarola coloque 50 ml de óleo ou azeite, frite a cebola, adicione os cogumelos picados, o pimentão, o alho e as raspas de gengibre.

Refogue até ficarem macios, adicione o suco de limão, sal e pimenta a gosto

Reserve.

Corte o tofu em cubos, passe no amido de milho, frito em óleo quente (50ml),até ficar crocante, agora adicione à caçarola e refogue por 4 minutos. Decore com a cebolinha cortada e gergelim torrado. Sirva com arroz branco.

Cogumelos Guaramiranga

Com cultivo 100% orgânico e vendido nos principais supermercados, os Cogumelos Guaramiranga são um exemplo cearense de produção sustentável, sem exploração animal. Possui variedades como shitake, champignon, portobello e shimeji nas versões salmão, marrom e branco, são fontes de vitaminas e minerais.

Foto do Eliziane Alencar

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?