Logo O POVO+
Jesus era vegano?
Comentar
Foto de Eliziane Alencar
clique para exibir bio do colunista

Eliziane Alencar é publicitária e diretora da Advance Comunicação

Eliziane Alencar ciência e saúde

Jesus era vegano?

Padre Paulo César Rosa da Conceição, autor do livro "O Despertar da Compaixão", Jesus era vegano
Comentar
Nascimento de Cristo em pintura na Igreja de San Salvador e Santa Mônica, Valência, Espanha. (Foto: Reprodução/Adobe Stock)
Foto: Reprodução/Adobe Stock Nascimento de Cristo em pintura na Igreja de San Salvador e Santa Mônica, Valência, Espanha.

Para o Padre Paulo César Rosa da Conceição, autor do livro "O Despertar da Compaixão", Jesus era sim vegano. Ele cita Mateus 12:7, quando Jesus diz: "Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes". Em várias passagens bíblicas, Jesus confrontou tradições de sacrifícios de animais. Em um trecho de Isaías: diz o Senhor: "Estou farto dos vossos sacrifícios. Não quero mais gordura de bezerros cevados. Não quero ver mais o sangue dos vossos holocaustos, de novilhos, cordeiros e bodes".

Sobre a passagem dos vendilhões do templo, o Padre Paulo César vê um ato de libertação dos animais. Lá eram vendidos bois, carneiros e pombas, que eram assassinados, sangrados e esquartejados ali mesmo. O que motivou a revolta violenta de Jesus, que expulsou os que lucravam com a dor dos inocentes.

Segundo o Padre, Jesus celebrou a Santa Ceia com os apóstolos, sem cordeiro, e simbolizou o próprio corpo e sangue no vinho, trigo e uva. Jesus ofereceu o próprio sacrifício para que nenhum cordeiro fosse mais sacrificado. Na citação de João Batista: "Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".

Christspiracy

Explorando a relação entre ensinamentos religiosos e bem-estar animal, Christspiracy: The Spirituality Secret, é um documentário que investiga uma questão central: "Como Jesus mataria um animal?" Christspiracy trás entrevistas com líderes religiosos, acadêmicos e ativistas dos direitos dos animais em vários contextos culturais e religiosos, com perspectivas sobre o tratamento de animais dentro das tradições religiosas. Disponível para streaming em Christspiracy.com.

Abril Vegano

Um promoção da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) que acontece durante todo o mês de abril, o Abril Vegano, incentiva a adoção do veganismo por meio de diversas atividades. São mentorias online com especialistas em saúde, esporte e bem-estar, além de eventos presenciais como piqueniques veganos, encontros sociais e visitas a santuários de animais.

Receita yakisoba vegano

 

Pela Chef Jéssica Sousa, do Pimenta Vegana

Ingredientes: 1 cenoura cortada em rodelas, 3 folhas de acelga em tiras, 6 ramos de brócolis, 1xc de soja em tiras, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 colher de sopa de gengibre ralado, sal, 1 Pimenta dedo de moça, 1/4 xc de shoyu, 1 ramo de cebolinha cortada em rodelas, 2 colheres de sopa de maisena, 2 colheres de sopa de gergelim, 4 colheres de sopa de óleo ou azeite, 1/2 pacote de macarrão para yakisoba.

Preparo: Refogue a cenoura e o brócolis até ficarem levemente macios. Coloque a cebola e o alho, refogue mais um pouco, acrescente a soja e a acelga. Reserve. Prepare a mistura do molho com shoyu e amido. Reserve. Cozinhe o macarrão deixando ainda firme, adicione na panela do refogado, frite de leve e adicione o molho, aguarde o molho ficar mais grosso. Finalize com cebolinha e gergelim.

 

Foto do Eliziane Alencar

Receitas, curiosidades e análises. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?