Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista
O André Fernandes (PL) deputado estadual e deputado federal não se comporta da mesma maneira do que foi candidato a prefeito. O André da campanha municipal é muito mais moderado e avesso a polêmicas. Norteado por pesquisas e pelo marketing. A interrogação era qual André haveria depois da campanha, depois que os marqueteiros saíssem de cena. Não dá para saber ainda, mas, a primeira manifestação foi de quem quer seguir na linha civilizada.
Foi correta a manifestação dele após eleito. "O meu recado aqui pra vocês é: não é momento de tristeza, não é momento de lamentação, não é momento de baixar a cabeça. Por mais que esse tenha sido o resultado, deixa eu dizer: nós já fizemos história", falou aos aliados.
André se portou melhor do que o prefeito José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil) após o 1º turno, ou Roberto Cláudio (PDT) em 2022. O sujeito que se presta a pedir votos insistentemente durante meses precisa estar perparado para, após o resultado, seja qual for, mostrar a cara para agradecer a quem votou nele, seja quantos tenham sido. É a sinalização para quem confiou, uma forma de manter a coesão de um segmento, seja grande ou seja pequeno.
André foi questionado algumas vezes e deu explicação lógica sobre a postura que adotou na campanha. Disse que, como deputado, representa um segmento da população. Mas, como concorrente a mandato majoritário, deve falar a todos. Não deixa de ter razão. Embora não seja correto o político se transmultar a depender da circunstância.
Ele pagou por isso. Não teve mais votos, com certeza, pelo histórico. O André Fernandes do passado pode ter inviabilizado a versão 2024.2.
Porém, é fato que o velho André dos absurdos e polêmicas vazias foi quem deu impulso político, rendeu seguidores nas redes, o tornou celebridade, atraiu seguidores e o fez ser eleito. Não estaria onde está se não fosse pela forma como construiu a trajetória. Mas, a escada que serviu para subir também delimita até onde ele pode chegar. O estilo sem papas na língua inviabiliza um projeto majoritário, algo que defenda de ter maioria na sociedade. Daí a guinada.
Bom comunicador e carismático, um André Fernandes também moderado tem potencial para voos muito altos.
A dúvida é saber quanto tempo ele dura.
E sempre enfrentará o próprio passado, bem recente até, como rival.
É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.