Logo O POVO+
Helder Barbalho como vice de Lula em 2026?
Foto de Leandro Mazzini
clique para exibir bio do colunista

Leandro Mazzini é jornalista pós-graduado em Ciência Política pela UnB e escritor e Walmor Parente é jornalista especializado em cobertura do Congresso Nacional e com experiência em rádios, foi repórter da coluna Esplanada antes de se tornar subeditor

Helder Barbalho como vice de Lula em 2026?

Parte da executiva do MDB aposta no potencial do governador do Pará; briga interna da diretoria da Unimed com seus associados expôs as vísceras de crise milionária na empresa no RJ. Confira estas e outras notícias
Tipo Notícia
Governador do Pará, Helder Barbalho, é um dos possíveis candidatos a vice na chapa de Lula em 2026 (Foto: Divulgação/Agência Pará)
Foto: Divulgação/Agência Pará Governador do Pará, Helder Barbalho, é um dos possíveis candidatos a vice na chapa de Lula em 2026

Helder & Lula

Parte da executiva do MDB aposta no governador do Pará, Helder Barbalho, como potencial vice na chapa de Lula da Silva à reeleição – na tentativa de nova reaproximação do partido com o Barba.

A COP30 em Belém deve ser vitrine, e propuseram a Helder começar a aparecer mais em eventos políticos de vitrine nacional – com ou sem a presença do presidente. O projeto de Poder passa pela por media training.

Pouco avanço

Um debate no Senado é o chamariz para o Brasil entrar na vanguarda mundial de políticas para controle do tabagismo, e isso – repetem os especialistas – passa inevitavelmente por inovação, em razão de o consumo de tabaco ser alto no País.

É o que seguiram países de 1º mundo como Estados Unidos e Canadá, que regulamentaram a produção e comércio de cigarros eletrônicos (os chamados vape, na linguagem informal).

Antes deles, Reino Unido, Suécia, Eslováquia e Nova Zelândia já haviam implementado regras do tipo, e os resultados têm sido satisfatórios. No Brasil, discute-se a possibilidade da criação de regras rígidas para os cigarros eletrônicos, Projeto de Lei 5008/2023, de autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS).

Comissões milionárias

Há algo além da lama nos bastidores da tentativa de conclusão dos acordos da Samarco com entidades civis pela reparação das mortes e destruição de flora, fauna e rios desde 2015.

A mineradora se esforça – a última proposta chegou a R$ 127 bilhões em indenizações a ONGs, entidades variadas, prefeituras, famílias de vítimas e até para o fundo tutelado pelo Judiciário. Mas as bancas de advogados dificultam.

O defensor

Muito requisitado para diferentes causas, o ex-desembargador do Distrito Federal Sebastião Coelho agora é advogado de vários réus da baderna do dia 8 de Janeiro de 2023. Isso lhe rendeu convites de partidos da direita para que ele se candidatasse ao Governo. Até agora, continua advogado.

Caso encerrado

O novo Chefe do Estado-Maior é o General Richard Nunes, que tomou posse há duas semanas. Ele era o secretário de Segurança do Rio de Janeiro na intervenção federal, quando foi nomeado o novo chefe da Polícia, Rivaldo Barbosa, agora preso pelo envolvimento no caso Marielle.

A PF já deu o caso Marielle por encerrado.

Crise dos bilhões

Uma briga interna da diretoria da Unimed Rio com seus associados expôs as vísceras de crise milionária na empresa no estado fluminense. O conselho administrativo foi todo deposto e foi criada uma comissão provisória de cinco médicos interventores.

Há alguns anos as contas de seguidas gestões não batem e geram controvérsias. Enquanto isso, a entidade vem perdendo associados na capital.


ESPLANADEIRA

# Conab realiza leilões de apoio à comercialização e ao escoamento de borracha. # MinC celebra ampliação do audiovisual brasileiro no exterior. # Lula da Silva e Renan Filho entregam obras para melhorar o trânsito na região do aeroporto de Guarulhos. # MTR recebe contribuições da sociedade sobre ações para o sistema de transportes. # Margareth Menezes entrega reforma da modernização do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em Serra da Barriga (AL). # Plenário do CFT elege novos membros das comissões permanentes.

Foto do Leandro Mazzini

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?