Logo O POVO+
Ceará: problema maior é a defesa, não o ataque
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Ceará: problema maior é a defesa, não o ataque

O Ceará saiu de campo sem sofrer um ou mais gols somente em quatro jogos até aqui na competição, cenário que está comprometendo as chances de acesso
Tipo Opinião
Técnico Léo Condé tem muito trabalho pela frente no Ceará (Foto: Davi Rocha/Especial para O POVO)
Foto: Davi Rocha/Especial para O POVO Técnico Léo Condé tem muito trabalho pela frente no Ceará

Nada mais comum do que ouvir críticas severas ao desempenho do ataque do Ceará na atual Série B, mas a produção ofensiva da equipe está muito longe de ser a principal responsável pela campanha irregular, que coloca o clube numa modesta 11ª colocação. É o sistema defensivo o grande problema e deve ser o foco da nova comissão técnica, agora liderada por Léo Condé.

A estrutura de marcação do Alvinegro está completamente desorganizada — para além das falhas individuais constantes — e do legado deixado por Mancini pouco se aproveita. São 18 gols sofridos em 14 partidas, melhor apenas do que Ituano e Guarani. O Ceará saiu de campo sem sofrer um ou mais gols somente em quatro jogos até aqui na competição, cenário que está comprometendo as chances de acesso.

Fora o necessário trabalho de campo com o atual elenco, outro ponto fundamental é a chegada de atletas resolutivos. A diretoria terá que ser extremamente competente na atual janela, quando a proibição de contratar imposta pela Fifa (de novo) for derrubada. Não me refiro apenas a jogadores com obrigação defensiva, até porque o coletivo precisa funcionar para uma equipe sofrer menos gols. O mecanismo de marcação está muito equivocado, enquanto o ataque vai tomando porradas constantes — está longe de ser perfeito, evidente —, mas é o segundo mais produtivo da Série B, com 20 gols marcados.

Para reagir na competição, que não tem nenhum super time, mas está extremamente equilibrada, também é fundamental ao Ceará melhorar o desempenho como visitante. São apenas quatro pontos ganhos em 18 disputados. Não há como conseguir o acesso sem avançar fora de casa.

O número que importa

A melhor defesa da Série B é a do Operario-PR. A equipe sofreu só nove gols. A campanha não é melhor porque o ataque só marcou nove também. Assim, um time formado pelo ataque do Ceará e a defesa do Operário-PR estaria na liderança folgada do torneio.

Final da Eurocopa

A Espanha, com muito mérito, está na final da Eurocopa, após bater a França nesta terça-feira, na semifinal, por 2 a 1. A virada no placar ocorreu com talento individual e bastante organização tática. Depois de seis anos maravilhosos — campeã da Euro em 2008, da Copa do Mundo em 2010 e novamente da Euro em 2012 —, a equipe colecionou fracassos por mais de uma década. Ficou presa a um sistema de jogo que não mais funcionava. Eram muitos passes e pouca efetividade, mas se reinventou contando com uma geração jovem e brilhante, além de um técnico até então desconhecido.

Luis de la Fuente tinha trabalhos relevantes nas categorias de base no país e conseguiu impor na seleção principal um futebol rápido, com grande aceleração nas transições e jogadas constantes pelo lado, também tomando conta da defesa. Não por acaso foram 13 gols marcados e seis vitórias em seis jogos na Euro. A Espanha é favorita ao título, independentemente do adversário na final de domingo ser a a Holanda ou a Inglaterra, que jogam hoje na outra semifinal.

Mais 3!

1. O Botafogo-PB continua como o único clube nordestino no G-8 da Série C do Campeonato Brasileiro. Os outros sete estão entre a 11ª e a 18ª colocações

2. Secretário de Segurança do Ceará, Roberto Sá esteve no Castelão, domingo passado, acompanhando seu time de coração, o Fluminense, na derrota para o Fortaleza

3. Por falar em Fortaleza, o time tem a quarta melhor defesa da Série A (sofreu 14 gols) e o sexto pior ataque (também marcou 14 vezes)

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?