Logo O POVO+
Ceará: melhora da defesa anima e precisa ser constante
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Ceará: melhora da defesa anima e precisa ser constante

O técnico Léo Condé mostra estar comprometido com a realidade dos fatos e não se preocupa em esconder os problemas, pelo contrário
Tipo Opinião
Zagueiro David Ricardo, do Ceará, evoluiu nas rodadas recentes (Foto: Ozzair Jr. / Novorizontino)
Foto: Ozzair Jr. / Novorizontino Zagueiro David Ricardo, do Ceará, evoluiu nas rodadas recentes

Após dois jogos seguidos sem sofrer gol na Série B — diante de CRB e Novorizontino, quando saiu vencedor de ambos os duelos — e apresentar muito mais controle das ações defensivas, dominando os adversários, a campanha do Ceará cresceu. O aproveitamento da equipe subiu para 50,7%. Com 35 pontos, está distante quatro do G-4.

Para ter ainda mais chances de acesso, tal consistência defensiva recente — algo que não tinha ocorrido antes na competição — precisa ser perene. Exatamente por esse dado foi bom ouvir do técnico Léo Condé sobre as falhas da defesa, que efetivamente estavam comprometendo melhores resultados do Alvinegro na competição.

O técnico mostra estar comprometido com a realidade dos fatos e não se preocupa em esconder os problemas, pelo contrário, alerta e tem trabalhado firme para melhorar o padrão da defesa, que precisa começar no campo ofensivo e passa por todos os setores do time.

A manutenção de Richardson no meio-campo, independentemente do retorno de Lourenço, parece ser essencial. Um volante como ele consegue garantir mais força na marcação e nas coberturas de laterais e zagueiros. Por falar em zagueiros, Matheus Felipe só não jogou contra o Novorizontino porque se contundiu, mas o atleta não vive boa fase. Condé tem também como missão olhar para os jogadores em melhor momento e aproveitá-los.

O número que importa

Após a partida contra o Corinthians, o Fortaleza aumentou sua média de público pagante na Série A para 27.781 por jogo. O clube é o nono melhor no quesito. Em 2023, o Fortaleza foi a sexta melhor média e, em 2022, ficou com a quarta melhor. Nos dois anos, com médias superiores a 32 mil pagantes.

Diante do Botafogo, no Rio, o Fortaleza vai entrar em campo com uma responsabilidade nova, ou seja, de líder do campeonato por pontos ganhos e aproveitamento, já com 24 rodadas disputadas no Campeonato Brasileiro.

O elenco será desafiado novamente e a parte mental também será foco do trabalho da comissão técnica de Vojvoda durante a semana. Como visitante na Série A, o Tricolor vive ótima fase. São três vitórias e um empate nos quatro jogos mais recentes.

Já viu?

SPRINT. Ótima série documental que mostra, em seis episódios de cerca de 35 minutos cada, como corredoras e corredores da elite mundial encaram a concorrência, os treinamentos pesados e a fama, tudo na tentativa de serem os mais velozes de todos os tempos. Onde: Netflix

Mais 3!

1. Young Boys-SUI, Red Bull Salzbur-AUT e Sparta Praga garantiram, nesta terça-feira, vaga na fase principal de pontos corridos da Liga dos Campeões da Europa

2. Na Espanha, Dani Olmo, que fez ótima Euro, fez sua estreia pelo Barcelona e já marcou na virada sobre o Rayo Vallecano, em La Liga

3. Cristiano Ronaldo, do Al Nassr, marcou seu gol oficial número 899. No próximo, chega ao histórico tento 900. Impressionante.

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?