Logo O POVO+
Ceará: combinações para o G-4 neste sábado
Comentar
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Âncora do programa Esportes do Povo nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri, além do Canal FDR TV e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN e CBN Cariri; colunista do O POVO impresso, O POVO+ e redes sociais do O POVO. Além de Comunicação, é formado em Direito

Ceará: combinações para o G-4 neste sábado

É preciso que três resultados ocorram para o Ceará atingir a quarta colocação, todos essenciais. O primeiro deles depende exclusivamente do próprio elenco de Léo Condé, que é vencer o Ituano, em Itu
Tipo Opinião
Comentar
David Ricardo foi um dos principais destaques do Ceará em 2024 (Foto: Matheus Souza)
Foto: Matheus Souza David Ricardo foi um dos principais destaques do Ceará em 2024

Tenho um bom amigo de elevador no terceiro andar do prédio. Sempre encontro. Torcedor do Ceará, ele tem se alternado, durante toda a Série B, entre o mais puro otimismo e o mais dolorido pessimismo quando o assunto é o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. Neste momento, entretanto, ele vive um acreditar dramático, tanto que fez as contas e me garantiu, sério e esperançoso: o time vai entrar no G-4 apenas na rodada 38, a derradeira.

Não é fácil ser torcedor de futebol, afinal. Amar um clube gera desgaste demais, como para esse meu amigo. Não tenho como saber se realmente o caso do Ceará será de garantir presença ou não na primeira divisão na rodada final, mas o fato é que a atual rodada da Série B começou bem para o time, que pode entrar no G-4 neste sábado, desde que também faça a sua parte como visitante.

É preciso que três resultados ocorram para o Ceará atingir a quarta colocação, todos essenciais. O primeiro deles depende exclusivamente do próprio elenco de Léo Condé, que é vencer o Ituano, em Itu, por qualquer resultado. O time tem apenas 26,7% de aproveitamento como visitante e, nesta reta final, vai precisar de pontos longe do Castelão. Os outros dois resultados: o Mirassol, jogando em casa, não pode ganhar do Novorizontino, e o Vila Nova não pode vencer o Coritiba, em Goiânia. Caso esta combinação aconteça, o Ceará termina a rodada em quarto lugar, com 51 pontos, restando então seis partidas para o fim da temporada.

Por falar em Ceará, a eleição para presidência do clube será realizada dia 26, 27 ou 28 de novembro, depois do encerramento da Série B, dia 24 de novembro, portanto. O voto do sócio-torcedor não foi aprovado nas tentativas durante o ano, assim, o pleito será tradicional. Podem concorrer quantas chapas quiserem e o eleito assume o clube em janeiro para um período de três anos.

O número que importa

O Campeonato Argentino terá impressionantes 30 clubes na próxima temporada em sua primeira divisão. A AFA (CBF de lá) aprovou, com os clubes, o cancelamento do rebaixamento da atual temporada. É mais uma virada de mesa surreal no futebol argentino, que agora só terá o acesso, na temporada, de dois clubes e nada mais. O título mundial conquistado pelo elenco comandando por Messi parece que deu mais segurança ainda para tanta loucura na organização do esporte local.

Mais 3!

1. Na Arábia Saudita, o Al Hilal, de Jorge Jesus, segue na liderança do campeonato nacional e com 100% de aproveitamento, 21 pontos. Quem tem ido bem por lá é o brasileiro Marcos Leonardo. São quatro gols em sete partidas pelo clube.

2. O contrato de Pep Guardiola com o Manchester City termina ao fim da atual temporada. Ainda restando quase oito meses, as especulações já invadiram os jornais europeus com força. Não estranhe se vincularem o técnico até na seleção brasileira neste período.

3. A final da Série C entre Athletic e Volta Redonda, neste sábado, vai indicar um campeão inédito na competição. Ano passado, o título ficou com o Amazonas, que faz uma Série B bastante honesta.

Foto do Fernando Graziani

Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?