Logo O POVO+
Vojvoda demora a achar time base e Fortaleza segue mal na temporada
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Âncora do programa Esportes do Povo nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri, além do Canal FDR TV e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN e CBN Cariri; colunista do O POVO impresso, O POVO+ e redes sociais do O POVO. Além de Comunicação, é formado em Direito

Vojvoda demora a achar time base e Fortaleza segue mal na temporada

O trabalho do argentino tem como pilar alternar as escalações com bastante frequência e não há problema nenhum nesse estilo
Tipo Opinião
Técnico Vojvoda em treino do Fortaleza no Centro de Excelência Alcides Santos (Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)
Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC Técnico Vojvoda em treino do Fortaleza no Centro de Excelência Alcides Santos

Técnico mais importante da história do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda tem tido um 2025 difícil, especialmente na demora para identificar uma escalação base para a equipe render melhor. O próprio treinador revelou após a insucesso contra o CRB, nesta quarta-feira, que está em tal busca, mas não tem tido sucesso, ao menos após as 16 partidas realizadas na temporada (a campanha tem oito vitórias, dois empates e seis derrotas).

O trabalho do argentino tem como pilar alternar as escalações com bastante frequência e não há problema nenhum nesse estilo. Foi assim que o Fortaleza brilhou em diversos campeonatos sob seu comando desde 2021. O caso de agora, entretanto, é o excesso de mudanças que estão ocorrendo, não em função de revezamento físico ou desgastes outros, mas por dúvida real de rendimento. 

O cenário ficou mais evidente quando Vojvoda, do primeiro para o segundo jogo da final do Campeonato Cearense, contra o Ceará, mudou cinco atletas. E já tinham sido sete mudanças da segunda semifinal contra o Ferroviário para o confronto inicial contra o Alvinegro. É um retrato evidente de dúvidas extremamente agudas. 

O fato é que, hoje, a comissão técnica do Fortaleza não sabe qual a melhor formação para o time. Em campo, o que se vê são atuações desorganizadas e todos os setores em campo com problemas de funcionamentos coletivos e individuais. Não são apenas os resultados ruins, mas o desempenho está bastante aquém de um elenco que foi mantido de 2024 para 2025 e conseguiu a quarta colocação na Série A, em campanha marcante de 68 pontos.

O que se apresenta agora são desafios ainda mais complicados porque o nível técnico dos adversários será bem maior. Os dois próximos adversários, por exemplo, serão Fluminense e Racing-ARG, pelo Campeonato Brasileiro e pela Libertadores, respectivamente. Apenas uma mudança extremamente rápida será capaz de produzir bons resultados.

 

Foto do Fernando Graziani

Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?