Por que Marcelo Paz reassume comando integral do futebol do Fortaleza
clique para exibir bio do colunista
Âncora do programa Esportes do Povo nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri, além do Canal FDR TV e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN e CBN Cariri; colunista do O POVO impresso, O POVO+ e redes sociais do O POVO. Além de Comunicação, é formado em Direito
Foto: AURÉLIO ALVES
Marcelo Paz, CEO do Fortaleza, está no clube desde 2015
A retomada completa das diretrizes e do dia a dia do futebol do Fortaleza pelas mãos de Marcelo Paz é a medida mais relevante após a demissão, nesta quinta-feira, de Alex Santiago e Bruno Costa, até então executivos remunerados.
Nos meses recentes, Paz atuou em diversas linhas de frente, cenário normal para um CEO de uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e acabou por se dedicar a inúmeras questões institucionais, distanciando-se, naturalmente, do dia a dia da área futebolística. Esse afastamento, no entanto, coincidiu, na temporada 2025, com a pior fase técnica no time desde a chegada de Vojvoda (em maio de 2021), experimentando uma série de dificuldades dentro de campo.
A decisão de reassumir o comando amplo do futebol é, portanto, uma ação direta de gestão de crise para tentar reverter a turbulência exposta, incluindo problemas de relacionamento entre os executivos demitidos e um elenco que ficou sem direcionamento, dividido entre modos diferentes de liderança.
O trabalho dos dirigentes demitidos já vinha sendo considerado insatisfatório e a derrota para o Racing-ARG, na Libertadores, por 3 a 0, terça-feira dessa semana, se mostrou o ponto de virada para as mudanças. Mais do que o resultado, o péssimo desempenho em campo chamou atenção, sofrendo 24 finalizações, algo que jamais ocorreu em competições internacionais atuando em casa. Evidente que a insatisfação da torcida e a pressão interna foram intensas, o que acabou culminando também com as recentes decisões.
Marcelo Paz tem um estilo agregador de gestão, algo que é positivo em muitos momentos e já trouxe resultados ao Fortaleza, mas em algumas circunstâncias causa adiamento de decisões que já precisariam ter sido tomadas.
O dirigente já mostrou capacidade suficiente para reconhecer erros e mudar processos. Apenas dessa forma ajudou a levar o Fortaleza a novos e inquestionáveis patamares institucionais, financeiros e de conquistas. Sua missão agora é trazer de volta a estabilidade perdida e recuperar a confiança geral, sem esquecer da extremamente necessária transparência, característica que o torcedor valoriza demais e foi deixada de lado em muitos cenários.
Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.