Cearenses na Copa do Brasil: dinheiro e prestígio nacional
clique para exibir bio do colunista
Âncora do programa Esportes do Povo nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri, além do Canal FDR TV e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN e CBN Cariri; colunista do O POVO impresso, O POVO+ e redes sociais do O POVO. Além de Comunicação, é formado em Direito
Foto: FCO FONTENELE
Galeano marcou o gol do empate a seis minutos do fim do tempo regulamentar
Depois de definidos os confrontos e mandos de campo na terceira fase da Copa do Brasil — os dois sorteios foram realizados ontem, na sede da Confederação Brasileira de Futebol —, Ceará, Fortaleza e Maracanã, os representantes cearenses, já sabem quais adversários precisam eliminar para garantir vaga nas oitavas de final do torneio e ficar, cada um, com uma premiação de R$ 3,63 milhões. Na soma total, portanto, R$ 11 milhões podem entrar nos cofres dos clubes.
Para além dos valores relevantes, o prestígio de avançar na competição é alto. A Copa do Brasil ganha importância ano após ano e é uma contundente demonstração de força para os clubes que conseguem sucesso.
Primeiro a ser sorteado entre os locais, o Maracanã vai enfrentar o Internacional-RS, campeão gaúcho e ainda invicto na temporada 2025. O Inter é extremamente favorito, aliás, um dos maiores entre todos os 16 confrontos. A eventual classificação da equipe de Maracanaú — que faz o primeiro jogo em Porto Alegre — seria uma zebra com contornos épicos e repercussão nacional, tamanha a diferença de elencos, estrutura e investimento.
No caso do Fortaleza, segundo cearense a aparecer na lista do sorteio, o time é bastante favorito diante do Retrô (a partida de ida será em Pernambuco), vice-campeão estadual e participante da Série C do Campeonato Brasileiro. Ocorre que, no ano passado, com favoritismo semelhante, o Tricolor precisou da disputa de pênaltis para eliminar o Retrô após empate sem gols no Castelão, confronto único de segunda fase da competição. Assim, todo cuidado é pouco, inclusive porque o elenco de Vojvoda tem mostrado grandes problemas nos aspectos táticos e técnicos na temporada.
Já o único confronto da terceira fase da Copa do Brasil envolvendo duas equipes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro é o duelo entre Ceará e Palmeiras. Neste caso, o Alvinegro faz o jogo de ida no Castelão, decidindo em São Paulo na volta. Pelos investimentos e jogadores que o Palmeiras possui, é natural que seja apontado como favorito, mas o elenco comandado por Léo Condé tem se mostrado extremamente competitivo na temporada e guarda condições plenas de equilibrar a disputa. Por coincidência, será a quinta vez que ambos se encontram na Copa do Brasil. Em 1994, o Ceará avançou. Já em 1997, 1998 e 2020, foi o Palmeiras que passou de fase.
O número que importa
Após os jogos de ida das quartas de final da Liga do Campeões, é bem difícil que as semifinais não sejam Arsenal x PSG e Inter de Milão x Barcelona. Real Madrid, Aston Villa, Bayern e Dortmund, respectivamente, têm missões complicadas demais.
Mais 3!
1. Contra o Colo-Colo, nesta quinta de Libertadores, o Fortaleza vai encarar uma enorme pressão da torcida, que vai lotar o Monumental de Santiago.
2. Além de saber controlar o aspecto emocional, o Tricolor precisará fazer o que não tem feito em 2025 se quiser um bom resultado após perder para o Racing por 3 a 0: ter a bola por mais tempo e com qualidade.
3. Outro ponto relevante: o Fortaleza não tem jogado de forma associativa. Os setores do campo estão desconectados. Mais compactação é necessidade urgente.
Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.