Ainda sobre a tragédia no Chile e os pontos para o Fortaleza
clique para exibir bio do colunista
Âncora do programa Esportes do Povo nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri, além do Canal FDR TV e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN e CBN Cariri; colunista do O POVO impresso, O POVO+ e redes sociais do O POVO. Além de Comunicação, é formado em Direito
Ainda sobre a tragédia no Chile e os pontos para o Fortaleza
Da leitura do regulamento específico sobre interrupção, suspensão e cancelamento de jogos, não resta dúvida que o Fortaleza deve ser declarado vencedor por 3 a 0
Foto: Javier TORRES / AFP
Vegas e Emmanuel Martínez disputam lance no jogo Colo-Colo x Fortaleza
Quanto mais penso e leio sobre as absurdas mortes dos dois adolescentes nas imediações do estádio onde Colo-Colo e Fortaleza se enfrentavam, em Santiago, mais o cenário fica incompreensível e sem sentido.
É uma situação tão grotesca, que o futebol deveria parar na América do Sul por, pelo menos, uma semana, em luto e para se pensar em alternativas objetivas para minimizar tantos riscos.
Evidente que isso jamais vai acontecer. Para todos que fazem o esporte, o aspecto mais relevante é que tudo siga como se nada tivesse acontecido. Nada mais importa além do "show tem que continuar".
Do ponto de vista esportivo, agora a Conmebol vai precisar decidir o resultado da partida, disputada até os 27 minutos do segundo tempo. Da leitura do regulamento específico sobre interrupção, suspensão e cancelamento de jogos, não resta dúvida que o Fortaleza deve ser declarado vencedor por 3 a 0, mas o óbvio, muitas vezes, não passa perto das decisões dos tribunais. O que é certo: os minutos restantes não serão mais jogados e o placar será determinado exclusivamente pelos julgadores do processo disciplinar.
Outro ponto fundamental: a decisão precisa ser rápida, inclusive porque existe o prazo para o término da fase de grupos (fim de maio). Quanto mais cedo os documentos e argumentações forem analisados, melhor. A CBF já fez a denúncia e o Fortaleza também já se movimenta no aspecto jurídico. Agora é preciso acompanhar todos os passos do processo, muito de perto.
O número que importa
Até agora, em 20 jogos, o Campeonato Brasileiro da Série A teve 46 gols marcados, média de 2.3 tentos por jogo. Neste sábado e domingo, serão mais 10 jogos, todos da terceira rodada.
Neste sábado, o Ceará visita o Juventude, jogo complicado porque a equipe de Caxias é forte mandante. Em 2025, venceu todas as partidas em casa. O Ceará tem desfalques relevantes por contusão: Fernandinho, Mugni e Matheus Bahia, além de Nicolas, reserva de Bahia. Sem os dois laterais pela esquerda, o zagueiro Willian Machado é a melhor opção para atuar no setor. Ele conhece a posição, assim atuou pelo Ferroviário.
Para o lugar de Mugni, brigam Lourenço (seria a minha escolha), Matheus Araújo e Rômulo. Já na vaga de Fernandinho, as alternativas mais viáveis são Aylon e Martinez. Eu optaria pelo argentino, que entrou bem contra o Grêmio.
Mais 3!
1. No caso do Fortaleza, que vai enfrentar o Internacional, domingo, no Castelão, é bem difícil projetar a escalação. Vojvoda ainda tem mudado muito um jogo para o outro, ainda buscando uma base ideal.
2. Contra o Mirassol, o técnico trocou cinco jogadores em relação ao time titular que tinha entrado no confronto diante do Racing, pela Libertadores. Já diante do Colo-Colo, foram mais seis mudanças.
3. Independentemente da formação do Tricolor, o Inter é uma das melhores equipes do ano no Brasil, única invicta entre as que disputam a Série A em 2025 (são 11 vitórias e cinco empates). Além dos números, o desempenho tem sido muito bom sob o comando de Roger Machado.
Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.