Logo O POVO+
Ao expor lesão, exames e clássico no sacrifício, Britez tem postura pouco comum no futebol
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Âncora do programa Esportes do Povo nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri, além do Canal FDR TV e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN e CBN Cariri; colunista do O POVO impresso, O POVO+ e redes sociais do O POVO. Além de Comunicação, é formado em Direito

Ao expor lesão, exames e clássico no sacrifício, Britez tem postura pouco comum no futebol

A atitude certamente levanta diversas questões pessoais e profissionais
Tipo Opinião
Zagueiro Brítez em treino do Fortaleza no Centro de Excelência Alcides Santos, no Pici (Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)
Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC Zagueiro Brítez em treino do Fortaleza no Centro de Excelência Alcides Santos, no Pici

O zagueiro Britez, do Fortaleza, surpreendeu, nesta quinta-feira, ao adotar uma postura pouco usual no futebol profissional: ele expôs publicamente detalhes de sua lesão no tornozelo esquerdo, como relatos pessoais de sacrífico para atuar no Clássico-Rei, condutas médicas e laudo de exames de ressonância magnética. Para tanto, usou suas redes sociais.

A atitude certamente levanta diversas questões, inclusive do ponto de vista dos profissionais do clube, que provavelmente terão que se manifestar, já que essas informações são tratadas com bastante cautela pelas comissões técnicas e departamentos médicos.

Ao decidir tornar pública a situação de demora na volta aos gramados (já são oito partidas desfalcando o Fortaleza, quando o esperado eram quatro), Britez demonstra transparência com o torcedor e faz a opção de buscar esclarecer rumores ou críticas em torno de sua ausência em campo. O gesto reforça a ideia também de que os atletas eventualmente preferem ter voz ativa sobre suas condições físicas.

Do ponto de vista institucional, entretanto, fica a espera para saber como o clube e os médicos vão encarar a postura do argentino. No texto que divulgou, o importante jogador do elenco deixou claro estar angustiado com a demora no retorno, citou mudanças no tratamento escolhido para curar a lesão e apoio dos profissionais do Fortaleza. 

Após a publicação da coluna, o Fortaleza entrou em contato e mandou a seguinte nota:

"O Fortaleza dá o suporte e as condições necessárias ao seu grupo de atletas para que todos exerçam sua atividade no nível da excelência".

"Evidentemente, nenhum jogador fica satisfeito longe dos gramados na condição de lesionado, mas a saúde do atleta é inegociável. O Fortaleza entende esse caso particular de Emanuel Britez, respeitamos seu desabafo e agradecemos ao atleta que tem - como sempre - cumprido com seu profissionalismo nessa etapa de sua recuperação".

Foto do Fernando Graziani

Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?