Logo O POVO+
Ceará esbarra na ótima defesa do Palmeiras
Comentar
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Âncora do programa Esportes do Povo nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri, além do Canal FDR TV e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN e CBN Cariri; colunista do O POVO impresso, O POVO+ e redes sociais do O POVO. Além de Comunicação, é formado em Direito

Ceará esbarra na ótima defesa do Palmeiras

O Ceará, na segunda etapa, continuou tentando, mas teve extrema dificuldade para entrar na área do adversário, muito também por mérito de um dos melhores sistemas defensivos do país
Tipo Opinião
Comentar
Fernando Sobral e Lucas Evangelista disputam lance no jogo (Foto: Felipe Santos/Ceará SC)
Foto: Felipe Santos/Ceará SC Fernando Sobral e Lucas Evangelista disputam lance no jogo

Um confronto pesado, duro, brigado e com cerca de 40 faltas. Assim foi a derrota do Ceará para o Palmeiras por 1 a 0, ida da terceira fase da Copa do Brasil. Nessa quarta, um Castelão com muita gente viu o Alvinegro agressivo no ataque na primeira etapa — Pedro Henrique perdeu uma grande oportunidade no 0 a 0 —, mas sem conseguir abrir o placar.

Cirúrgico na principal chance que teve, o Palmeiras fez 1 a 0 com o ótimo Gustavo Gomez e, a partir daí, se portou como mais gosta sob o comando de Abel Ferreira: seguro defensivamente e lutando demais. O Ceará, na segunda etapa, continuou tentando, mas teve extrema dificuldade para entrar na área do adversário, muito também por mérito de um dos melhores sistemas defensivos do país. Complicou para o elenco de Léo Condé, mas ainda tem jogo.

Quando Vojvoda assume a responsabilidade pela má fase do Fortaleza, mas também a divide com elenco e diretoria, ele está certo. Ninguém faz futebol, no sucesso ou no fracasso, sozinho. Na entrevista após o empate diante do Retrô, na terça-feira passada, o técnico argentino foi enfático ao admitir o baixo rendimento da equipe. Ele citou que o grupo não está respondendo à própria história e que não se trata de algo distante, mas a história do ano passado, quando a quase totalidade do atual elenco ganhou a Copa do Nordeste e foi quarto lugar na Série A.

Admitir o momento ruim é relevante, mas não é o suficiente. A melhora do rendimento está demorando a aparecer. Nos 20 jogos mais recentes, foram apenas três vitórias. Não se vê padrão tático na equipe e as atuações individuais estão muito abaixo do que os atletas já apresentaram. Qual é, afinal, a ideia de jogo do Fortaleza em 2025? Eu não sei.

O número que importa

O Ceará tem a sexta maior média de público pagante após as seis primeiras rodadas da Série A. São 32.054 torcedores por jogo. Com 19.535, o Fortaleza aparece na 14ª posição.

Não havia outra solução para a Conmebol a não ser determinar a vitória do Fortaleza sobre o Colo-Colo por 3 a 0, na Libertadores. A partida entre ambos foi interrompida em função de algo trágico: a morte de dois adolescentes nos arredores do estádio, em Santiago. Ninguém deseja vencer assim, mas a entidade precisava tomar uma decisão esportiva, já que o confronto ficou sem condições de ser terminado.

Não dar a vitória ao Fortaleza — ou a qualquer clube nessas condições — seria abrir um precedente perigoso demais. Do ponto de vista jurídico, o Colo-Colo teve que arcar com a responsabilidade objetiva por ser o mandante do confronto. O Fortaleza agora tem quatro pontos no seu grupo e está na terceira colocação, mesma pontuação do Racing, mas com saldo inferior. O líder é o Bucaramanga, com cinco pontos. O time chileno, com dois pontos, é o lanterna. Faltam três jogos para cada uma das equipes.

Mais 3!

1. Maravilhoso o futebol ofensivo em Barcelona 3 x 3 Inter de Milão, jogo de ida da semifinal da Liga dos Campeões, nessa quarta. Definitivamente, outro nível do esporte.

2. Formado no São Paulo, Everson, goleiro do Atético-MG, completou 300 partidas pelo time de Belo Horizonte. Foi o Ceará que deu a oportunidade mais importante na carreira do ótimo jogador, que chegou do Confiança para o Alvinegro.

3. Invictos, Avaí e Cuiabá lideram a Série B, ambos com 11 pontos. De quebra, o Avaí, do técnico Jair Ventura, tem o melhor ataque do torneio: nove gols.

Foto do Fernando Graziani

Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?