Logo O POVO+
Luizianne silencia sobre Evandro
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.

Luizianne silencia sobre Evandro

Entre hoje e a próxima quinta-feira, 2/5, o "campo de esquerda" se reúne para discutir cenário eleitoral e definir os passos seguintes, ou seja, se vão se abster de fato na campanha à sucessão de José Sarto (PDT) ou se pretendem aderir criticamente à candidatura de Evandro
Tipo Opinião
Evandro Leitão e Luizianne Lins durante posse do novo reitor da UFC, em agosto de 2023 (Foto: PAULO MOSKA)
Foto: PAULO MOSKA Evandro Leitão e Luizianne Lins durante posse do novo reitor da UFC, em agosto de 2023

Uma semana depois de o PT escolher Evandro Leitão como nome do partido para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza, a deputada federal Luizianne Lins mantém silêncio sobre o assunto. O grupo político da ex-gestora da capital cearense, no entanto, começa a se movimentar. Entre hoje e a próxima quinta-feira, 2/5, o "campo de esquerda" se reúne para discutir cenário eleitoral e definir os passos seguintes, ou seja, se vão se abster de fato na campanha à sucessão de José Sarto (PDT) ou se pretendem aderir criticamente à candidatura de Evandro. À coluna, interlocutores de Luizianne relataram que, até o momento, o bloco da parlamentar ainda não foi procurado pelo presidente da Assembleia Legislativa, a quem caberia a iniciativa de estabelecer essas tratativas preliminares para assegurar eventual apoio da petista a sua postulação ao Paço. Por enquanto, ambos, LL e Evandro, estão exatamente nas posições que ocupavam antes da votação - cada um no seu quadrado.

A batata da Enel está assando

O relatório da CPI da Enel na Assembleia está prestes a sair. Segundo estimativa do deputado estadual Guilherme Landim (PDT), a cargo da preparação do material, o documento deve ser apresentado até a quarta da semana que vem, dia 8 de maio. "Estamos trabalhando na finalização e vamos combinar isso com os demais membros da comissão, mas eu imagino que ou será nesta quinta ou na próxima terça ou quarta-feira, não passará de quarta da semana seguinte", projetou o relator, cuja intenção é sugerir a quebra de contrato com a prestadora no Ceará, onde se acumulam críticas ao serviço ofertado.

Elmano define desembargador

O governador Elmano de Freitas (PT) define o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) até a quarta, 1º de maio. Compõem a lista de quadros oriundos do Ministério Público os procuradores Marcos William Leite de Oliveira (42 votos), Francisco Lucídio de Queiroz Júnior (33 votos) e Emmanuel Roberto Girão de Castro Pinto (25 votos). Como a coluna havia antecipado, já estavam bem cotados Marcos William, coordenador da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), e Francisco Lucídio, vice-procurador-geral de Justiça. A tendência no Abolição é de que o chefe do Executivo acolha o 1º colocado.

Cabeto de passagem pela Uece

Ex-secretário da Saúde do então governador Camilo Santana, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Cabeto, fez ontem uma visita surpresa às obras do hospital da Uece, no Itaperi. Pelas redes, o médico explicou que foi deixar a filha no local para fazer vestibular e aproveitou "para dar uma caminhada no campus". Em vídeo, Cabeto demarca: o projeto da unidade se deu quando de sua passagem pela pasta, ainda em 2019, como parte de uma "plataforma de modernização da saúde" - que depois encontraria resistência no governo, levando a sua saída do posto, mas isso são outros quinhentos. Houve quem visse no passeio dominical do ex-chefe da Sesa mais que casualidade, mas um lembrete de que o hospital, cuja paternidade é concorrida, tem as suas digitais.

PF entra no caso das câmeras

Depois da entrada da Polícia Federal no caso das câmeras clandestinas instaladas no apartamento à época alugado pela deputada federal Dayany Bittencourt (União Brasil), em agosto de 2023, novas diligências devem ser determinadas. Entre elas estão os depoimentos do ex-proprietário do imóvel e do responsável pela alocação dos quatro dispositivos nos cômodos, um dos quais no banheiro. A parlamentar, que é casada com o ex-deputado federal Capitão Wagner (União), também deve ser ouvida novamente no inquérito.

 

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?