Logo O POVO+
Sucessão na Assembleia Legislativa começa a se agitar
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.

Sucessão na Assembleia Legislativa começa a se agitar

O cenário, todavia, poderá mudar drasticamente, a depender do resultado das eleições municipais
EVANDRO participou de série de entrevistas com pré-candidatos em Fortaleza (Foto: Yuri Allen/Especial para O Povo)
Foto: Yuri Allen/Especial para O Povo EVANDRO participou de série de entrevistas com pré-candidatos em Fortaleza

Atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT) garante que está integralmente dedicado aos trabalhos no parlamento estadual e às articulações de sua pré-candidatura ao Paço, restando pouco tempo para manter tratativas quanto à sucessão na casa legislativa.

Mesmo assim, os dados estão sendo jogados. Na mesa, há nomes discutidos com maior ou menor entusiasmo pela ala aliancista. Um deles é o do deputado estadual licenciado Salmito Filho, hoje titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) do governo Elmano de Freitas.

Outro é o de Guilherme Landim (PDT), parlamentar cidista e liderança em ascensão (é relator da CPI da Enel), mas com pouco trânsito no grupo mais próximo do ministro Camilo Santana (Educação) e do governador Elmano de Freitas, ambos petistas, o que torna seu caminho mais acidentado.

O cenário, todavia, poderá mudar drasticamente, a depender do resultado das eleições municipais.

Deputado estadual cotado para suceder Evandro, o petista Fernando Santana é pré-candidato à Prefeitura de Juazeiro. Em caso de vitória, por exemplo, estaria fora do páreo no Alece.

Na hipótese de a sorte não lhe bater à porta na corrida eleitoral, contudo, retornaria para a Assembleia como favorito ao cargo de presidente do próximo biênio.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?