Sucessão na Assembleia Legislativa começa a se agitar
clique para exibir bio do colunista
Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.
Sucessão na Assembleia Legislativa começa a se agitar
O cenário, todavia, poderá mudar drasticamente, a depender do resultado das eleições municipais
Foto: Yuri Allen/Especial para O Povo
EVANDRO participou de série de entrevistas com pré-candidatos em Fortaleza
Atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT) garante que está integralmente dedicado aos trabalhos no parlamento estadual e às articulações de sua pré-candidatura ao Paço, restando pouco tempo para manter tratativas quanto à sucessão na casa legislativa.
Mesmo assim, os dados estão sendo jogados. Na mesa, há nomes discutidos com maior ou menor entusiasmo pela ala aliancista. Um deles é o do deputado estadual licenciado Salmito Filho, hoje titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) do governo Elmano de Freitas.
Outro é o de Guilherme Landim (PDT), parlamentar cidista e liderança em ascensão (é relator da CPI da Enel), mas com pouco trânsito no grupo mais próximo do ministro Camilo Santana (Educação) e do governador Elmano de Freitas, ambos petistas, o que torna seu caminho mais acidentado.
O cenário, todavia, poderá mudar drasticamente, a depender do resultado das eleições municipais.
Deputado estadual cotado para suceder Evandro, o petista Fernando Santana é pré-candidato à Prefeitura de Juazeiro. Em caso de vitória, por exemplo, estaria fora do páreo no Alece.
Na hipótese de a sorte não lhe bater à porta na corrida eleitoral, contudo, retornaria para a Assembleia como favorito ao cargo de presidente do próximo biênio.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.