Élcio planeja livro sobre bastidores da segurança às vésperas das eleições
clique para exibir bio do colunista
Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.
Élcio planeja livro sobre bastidores da segurança às vésperas das eleições
Ex-chefe da Casa Civil da gestão de Camilo Santana (PT), o sociólogo e dirigente do PSDB projeta lançar a obra entre o final de setembro e o início de outubro deste ano
Foto: BEATRIZ BOBLITZ
Vice-prefeito Élcio Batista
Vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista prepara livro sobre os bastidores da segurança pública no Ceará nos últimos 25 anos.
Ex-chefe da Casa Civil da gestão de Camilo Santana (PT), o sociólogo e dirigente do PSDB projeta lançar a obra entre o final de setembro e o início de outubro deste ano, ou seja, pouco antes da eleição, no meio da campanha.
O trabalho, segundo Élcio, já tem título: “Guerra e paz na segurança pública”. Trata-se de uma análise sob o ponto de vista do político, do gestor e do teórico, cuja finalidade é oferecer uma visão mais abrangente do problema.
Caso a previsão de lançamento se confirme mesmo no segundo semestre, a publicação tem potencial para causar algum alvoroço, a depender do que revele sobre os processos de decisão na administração petista (2015/2022).
Hoje adversário do grupo de Camilo, o vice esteve à frente de negociações que resultaram em uma proposta de acordo com os policiais militares ainda em 2020, de modo a tentar evitar a paralisação que se seguiria.
Antes disso, e à época como braço direito do então governador, também participou ativamente da concepção e execução do “Pacto por um Ceará Pacífico”, ainda no primeiro mandato do chefe do Abolição.
Élcio foi não apenas testemunha, mas agente em circunstâncias muito sensíveis desde os governos de Cid Gomes. Nessa perspectiva, pode oferecer relato mais nuançado sobre como o Governo, não apenas o de Camilo, se conduziu em momentos de crise em relação à pauta da segurança.
Pelo timing da divulgação, contudo, há o risco de que um estudo dessa natureza, por mais sério que seja, possa ser lido como intervenção político-eleitoral num processo que se revela acirrado, principalmente se o vice se mantiver como candidato a novo mandato no Paço.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.