Logo O POVO+
Guimarães descarta possibilidade de Lula não entrar na campanha de Evandro
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.

Guimarães descarta possibilidade de Lula não entrar na campanha de Evandro

A hipótese de que Lula possa não se envolver diretamente na campanha de Evandro começou a correr após a visita do petista
 Deputado federal José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Deputado federal José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara

Líder do governo Lula na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT) descartou a possibilidade de que o presidente não entre na campanha de Evandro Leitão (PT) à Prefeitura de Fortaleza para preservar a relação com o PDT no âmbito nacional.

Dirigente licenciado do partido trabalhista, Carlos Lupi, por exemplo, é ministro da Previdência.

A hipótese de que Lula possa não se envolver diretamente na candidatura de Evandro começou a correr após a visita do petista à capital cearense na última semana.

Pela discrição com que o presidente tratou do tema da eleição municipal enquanto esteve na cidade, e mesmo por declarações de cautela sobre a manutenção de sua base no Congresso, o mercado político passou a cogitar se Lula de fato iria abraçar a chapa do presidente da Assembleia numa cidade onde uma sigla aliada também tem postulante, o prefeito José Sarto.

De acordo com Guimarães, porém, esse cenário é implausível. “Nunca ouvi falar disso”, relatou à coluna o deputado, um dos apoiadores do nome de Evandro para o pleito de 2024.

Durante a sua passagem por Fortaleza, Lula evitou o assunto da disputa local, concentrando-se nas críticas ao clã Bolsonaro.

Em razão do incêndio que se abateu sobre o prédio da Assembleia, Evandro e o presidente não estiveram juntos nessas agendas públicas do petista.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?