Sarto é primeiro prefeito desde a redemocratização a repetir vice em Fortaleza
clique para exibir bio do colunista
Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.
Sarto é primeiro prefeito desde a redemocratização a repetir vice em Fortaleza
Antes dele, todos os demais gestores e gestoras mudaram a composição do time após brigar com seus companheiros de chapa
Foto: FERNANDA BARROS
Prefeito José Sarto e Elcio Batista repetem dobradinha
Desde a redemocratização, o prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT) é o primeiro candidato à reeleição a manter o vice na tentativa de renovar o mandato.
Antes dele, todos os demais gestores e gestoras mudaram a composição do time após brigar com seus companheiros de chapa.
Nesse domingo, 28, o chefe do Executivo confirmou Élcio Batista (PSDB) como pré-candidato a mais quatro anos no Paço.
Antecessor no posto, Roberto Cláudio (PDT) concorreu com nomes diferentes: no primeiro mandato (2012 a 2016), o vice era Gaudêncio Lucena, com quem romperia quatro anos depois, lançando-se com Moroni Torgan (2017 a 2020).
Prefeita entre 2005 e 2012, Luizianne Lins (PT) teve como vices Carlos Veneranda e Tin Gomes.
Juraci Magalhães (PMDB), no curso dos seus 15 anos de governo, escolheu como vices Marlon Cambraia, entre 1997 e 2000, e Isabel Lopes, entre 2000 e 2004, ambos pemedebistas.
O próprio Juraci, por sua vez, foi vice de Ciro Gomes, eleito prefeito em 1988, mas se mantendo no cargo apenas até 1990, quando deixou a cadeira para se tornar governador do Estado.
Entre 1992 e 1996, o prefeito era Antônio Cambraia, cujo vice foi Marcelo Teixeira. O chefe do Executivo de então, no entanto, não postulou novo mandato.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.